Ícone do site ABCD MAIOR

Prefeitura do Rio retoma projeto Turistando com a Comunidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Atividade do programa Turistando com a Comunidade – Divulgação

A Prefeitura do Rio retomou nesta terça-feira (10/10) o projeto Turistando com a Comunidade. Coordenada pela Secretaria de Ação Comunitária, a iniciativa tem o objetivo de garantir a moradores de favelas e comunidades a oportunidade de conhecer locais que simbolizam a história, a arte e a cultura da cidade.

Durante o passeio desta terça-feira, um grupo de 35 moradores da Cidade de Deus, integrado por crianças, jovens e adultos, foi levado para conhecer o Museu de Arte do Rio – MAR, onde acontece a exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”, que conta a história do estilo musical por meio da sonoridade, dos compositores e da constante reinvenção desse ritmo, bastante popular nas favelas.

Além de proporcionar conhecimento, o projeto promove dignidade, igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento e senso de pertencimento. Além disso, combate o estigma da segregação.

– É difícil pra nós, assalariados, trazermos as crianças pra cá, pra ver uma cultura, ver coisas diferentes da comunidade porque, às vezes, a gente dentro da comunidade não tem esse espaço todo, não tem essa cultura toda que tem aqui fora. E quando traz a gente para cá, para fora, é maravilhoso, tudo diferente. Acho muito lindo – disse Alessandra Faustino dos Santos.

Ezequiel de Carvalho Correia também elogiou o projeto:

– Tem muitas pessoas carentes que não têm como sair da comunidade porque não têm a locomoção, não têm transporte. E, com a ajuda da Prefeitura, eles estão conseguindo fazer com que as crianças cheguem aos lugares para conhecer coisas que elas não sabem nem que existem.

Lançado em dezembro de 2021, o Turistando com a Comunidade integra o Programa Favela com Dignidade e já beneficiou 2.580 moradores de 50 localidades com baixos índices de Desenvolvimento Social (IDS).

Desde a implantação, foram realizadas 107 visitas guiadas, acompanhadas por guias turísticos, monitores e supervisores, a pontos históricos e culturais do Rio, como o Museu do Amanhã, o Cais do Valongo e o hotel Copacabana Palace.

Nessa nova etapa, a meta é atender cerca de 300 moradores por mês. O próximo passeio está previsto para o Centro Cultural Banco do Brasil.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Paquetá ganha operação de limpeza da Comlurb com nova pá mecânica

10 de outubro de 2023

Festa do Dia das Crianças alegra enfermaria pediátrica do Hospital Souza Aguiar

10 de outubro de 2023

Área de Proteção ao Ciclismo de Competição Porto – Circuito Marcos Hama será suspensa no feriado

10 de outubro de 2023

Faixas reversíveis da cidade serão suspensas na sexta-feira

10 de outubro de 2023

Prefeitura do Rio apresenta primeiros ônibus que reduzem em até 80% a emissão de gases poluentes

10 de outubro de 2023

< Voltar

Sair da versão mobile