NOTÍCIAS

Secretaria Municipal de Saúde representa o Brasil no Fórum Europeu de Atenção Primária – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Jacqueline Carvalho (à direita) e representantes da Universidade de Bielefeld – Edu Kapps/Prefeitura do Rio

O Fórum Europeu de Atenção Primária à Saúde, em Barcelona, que termina nesta terça-feira (19/9), conta com a presença da coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde, Jacqueline Carvalho. O workshop apresentou os resultados da pesquisa realizada em âmbito nacional sobre saúde no Brasil e na Alemanha, e também destacou os avanços, as perspectivas e potencialidades das práticas clínicas da enfermagem no Rio de Janeiro.

De acordo com o trabalho “Fortalecimento da Prática Avançada de Enfermagem e Colaboração na Atenção Primária à Saúde – Um estudo comparativo de casos no Brasil e na Alemanha”, a Atenção Primária à Saúde (APS) é mais elevada em solo brasileiro. A pesquisa começou em 2020 em uma parceria da Fiocruz com o Ministério da Saúde, com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Escola de Saúde Pública da Universidade de Bielefeld, na Alemanha. A coleta de dados começou no país europeu e aterrisou por aqui em 2022, mesmo ano em que Jacqueline passou a integrar a equipe.

Durante o workshop, que aconteceu nesta segunda-feira (18/9), Jacqueline e membros do Ministério da Saúde e da Fiocruz apresentaram o resultado do estudo. Um grupo com representantes de cada instituição visitou as unidades de Atenção Primária no Brasil durante um ano, conduzindo entrevistas com enfermeiros, médicos e gestores das unidades de APS, incluindo as cariocas que oferecem o Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade.

Entre os avanços da APS no país está a atuação da enfermagem. Enquanto na Alemanha os atendimentos clínicos são feitos exclusivamente por médicos e especialistas, aqui o profissional de enfermagem tem capacitação técnica e autonomia, o que aumenta a capacidade de atendimento nas clínicas da família e centros municipais de saúde. Jacqueline dará ênfase a este trabalho da capital carioca.

– O Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade no Rio, em específico, foi um sucesso entre eles. Esse profissional já sai da residência com muitas certificações. Ele tem capacidade técnica para fazer o pré-natal de uma mulher, por exemplo. Pode fazer colocação de DIU, shantala em bebês, atendimento com prescrição. Na Alemanha, o sistema é muito centralizado – ressaltou Jacqueline.

Outro ponto de destaque abordado pela coordenadora em Barcelona é a integração dos usuários e a busca ativa, por meio dos agentes comunitários de saúde (ACS). O trabalho do ACS é de suma importância para entrar nos territórios e identificar as necessidades da população, orientar e incentivar a busca por atendimento nas unidades básicas de saúde. Esse tipo de serviço não é praticado na Alemanha, os profissionais só vão até as residências de pacientes se o atendimento domiciliar estiver agendado.

No Rio, um dos destaques da pesquisa foi o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, que Jacqueline fez questão de apresentar para a equipe, incluindo os parceiros alemães. O complexo, que conta com três unidades – o Centro Carioca de Especialidades, Centro Carioca do Olho e Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem – foi uma das primeiras paradas da equipe na cidade, em março deste ano, e chamou atenção pelo tamanho e múltiplos serviços oferecidos.

– Eu tenho muito orgulho de ter participado do trabalho e ver este resultado, que temos muitos pontos acima de um país europeu. E mostrar o produto desse estudo é valorizar a saúde do país e do município também. E estar apresentando para outros países que os nossos profissionais são completos para dar toda a assistência aos usuários da Atenção Primária é maravilhoso – comentou Jaqueline.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Túneis Rebouças, Zuzu Angel e Acústico serão fechados para revitalização nesta segunda-feira

18 de setembro de 2023

Secretaria de Trabalho e Renda divulga 1.033 vagas de emprego em empresas parceiras

18 de setembro de 2023

Campanha antirrábica vacina mais de 110 mil animais na Zona Norte

17 de setembro de 2023

CET-Rio inaugura exposição durante a Semana Nacional de Trânsito

17 de setembro de 2023

CET-Rio informa alteração no fechamento do Túnel Rebouças neste domingo

17 de setembro de 2023

< Voltar