NOTÍCIAS

Secretaria da Mulher faz tributo a Elza Soares em equipamento municipal que leva o nome da cantora – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Para homenagear a cantora Elza Soares, que teria feito aniversário no dia 23 deste mês, a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher organizou um tributo à artista nesta terça-feira (27/06),  na Casa da Mulher Carioca que leva o nome da estrela, falecida em janeiro do ano passado.

O evento contou com roda de conversas com músicas e exibição do documentário da cantora, reforçando toda a luta e a trajetória de vida dela. A Secretária da Mulher, Joyce Trindade, esteve presente na ação, junto com assistidas da Casa da Mulher Carioca Elza Soares.

De acordo com a secretária, o legado de Elza Soares é eterno, e sua vida inspirou muitas mulheres:

– Tenho orgulho e honra de ter inaugurado um equipamento, por meio da Secretaria da Mulher, que leva o seu nome e atua em prol de tantas mulheres, a nossa Casa da Mulher Carioca Elza Soares.

O nome da Casa da Mulher Carioca Elza Soares é uma homenagem à cantora, nascida e criada em Padre Miguel. Elza se tornou um símbolo de resistência à violência doméstica e a preconceitos raciais e sociais. A Casa da Mulher Carioca Elza Soares foi inaugurada em outubro de 2022 e oferece cursos e oficinas de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para mulheres em situação de violência doméstica.

A Casa da Mulher Carioca Elza Soares é uma das três mantidas pela Prefeitura do Rio. As casas são equipamentos de acolhimento, enfrentamento à violência contra a mulher e capacitação para retorno ao mercado de trabalho e para o empreendedorismo.

Além da Casa Elza, em Padre Miguel, a Secretaria da Mulher mantém uma em Madureira, Casa da Mulher Carioca Tia Doca, e outra em Realengo, que é a Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho.

 

De 2021 até o momento, mais de 180 mil mulheres já foram atendidas e passaram pelos equipamentos da Secretaria da Mulher, para a quebra do ciclo da violência. Apenas com o Cartão Mulher Carioca (auxílio financeiro emergencial) mais de R$ 1,5 milhão foi investido para a manutenção do serviço. A previsão de gastos até o final de 2024 é de mais de R$ 3 milhões.

 

Fotos: Thais Alana/SPM-Rio Legenda: Mulheres atendidas na Casa da Mulher Elza Soares durante a palestra e exposição do documentário sobre a artista.

 

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Potros resgatados de situação de maus-tratos são adotados por casal de atores

27 de junho de 2023

Guarda Municipal fiscaliza comércio irregular de quentinhas na Lagoa Rodrigo de Freitas

27 de junho de 2023

Secretaria de Cidadania promove ação de coleta de sangue em parceria com o Hemorio

27 de junho de 2023

Seop apreende cerca de 20 toneladas de fios e cobre em ferro-velho clandestino, em Manguinhos

27 de junho de 2023

Alunos das Vilas Olímpicas faturam 16 medalhas em campeonato de judô

27 de junho de 2023

< Voltar