NOTÍCIAS

Imagem de São Pedro do Mar está de volta à paisagem da Urca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A imagem de São Pedro do Mar, na Urca – Pedro Dias / Seconserva

A imagem de São Pedro do Mar está de volta à paisagem carioca. Na quinta-feira (22/06), a Secretaria Municipal de Conservação, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, devolveu o monumento ao trecho da Baía de Guanabara em frente à Avenida Portugal, na Urca. Instalada em uma pedra no meio das águas, a peça precisou de um esquema especial para ser recolocada, levando em conta as condições do tempo e do mar. A ação teve o apoio do Iate Clube do Rio de Janeiro e foi executada em dois dias. No primeiro, foi demolida a base antiga e feita outra fundação. No segundo, instalaram a imagem, em um processo que durou cerca de cinco horas.

A escultura de São Pedro do Mar havia sido derrubada pela força da ressaca que atingiu as praias do Rio de Janeiro, em agosto de 2022. A imagem  foi resgatada com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Foram seis meses de restauro, sob a supervisão do artista plástico e saxofonista Edgard Duvivier, filho do responsável pela obra, o escultor Edgard Duvivier (1916-2001). Os serviços, executados em uma fundição, incluíram a decapagem da escultura, feita em bronze, e reparos das partes danificadas.

Antes que a peça fosse recolocada, a Gerência de Monumentos e Chafarizes contou com o auxílio de técnicos da Prefeitura do Rio especializados em estrutura, que fizeram vistoria na pedra que serve de base para São Pedro do Mar. A fim de garantir a melhor fixação do monumento, a escultura deixou de ser firmada por parafusos e recebeu uma estrutura interna que fica presa à pedra e, depois, foi concretada.

 

Sobre a escultura de São Pedro do Mar

A peça, inaugurada em 1959, é do escultor Edgar Duvivier (1916-2001), pai do artista plástico e saxofonista Edgar Duvivier e avô do ator e escritor Gregório Duvivier. Inicialmente, a escultura ficaria no fundo do mar, perto das Ilhas Cagarras, mas foi instalada na Urca a pedido da igreja e de um grupo de pescadores. Nada mais justo, já que São Pedro, considerado pelos católicos o guardião do Reino dos Céus, também é padroeiro dos pescadores.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Secretaria da Juventude Carioca forma 176 jovens da Rocinha, do Morro dos Macacos e do Cerro-Corá no Emprega JUV

24 de junho de 2023

Hospital Loreto é referência no tratamento de fissura labiopalatina e atende pacientes de todo o estado

24 de junho de 2023

Educação carioca transforma seu sistema pedagógico e implementa os Ginásios Experimentais Tecnológicos

23 de junho de 2023

Galpão das Artes da Comlurb participa da Semana de Sustentabilidade do Planetário do Rio

23 de junho de 2023

Guardas Municipais encontram menino de 9 anos abandonado próximo ao AquaRio

23 de junho de 2023

< Voltar