NOTÍCIAS

Jovens com deficiência atendidos pela Prefeitura do Rio fazem tour pelo Estádio do Maracanã – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Jovens participam do projeto Nosso Rio – Laryssa Lomenha / JUVRio

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) promoveu na manhã desta terça-feira (13/06) um momento inédito na vida de 19 jovens com deficiência que são atendidos pelo Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Rio. Eles visitaram o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, por meio do projeto Nosso Rio, que proporciona a jovens do subúrbio visitação gratuita a pontos turísticos da cidade e o convívio com guias profissionais.

A iniciativa da JUVRio já beneficiou cerca de 2 mil cariocas, que conheceram também o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Museu do Amanhã, o AquaRio e o Bioparque, entre outras atrações. Dessa vez, a pasta se uniu à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) para levar o grupo ao Maracanã.

No passeio, jovens que vivem com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual foram acompanhados de profissionais do projeto que detalharam como é o interior do estádio, as arquibancadas e o gramado. Autonomia, comunicação, convivência em grupo, aceitação do novo, dinamismo, proatividade, liderança são alguns dos benefícios trazidos pela experiência que também visa apresentar um caminho no mercado de trabalho.

Guilherme Piedade, de 16 anos, mora no bairro da Abolição, Zona Norte do Rio. Ele entrou, pela primeira vez, num dos principais palcos do futebol mundial, graças à ação conjunta da Prefeitura.

– Eu nunca tinha visto as entranhas do Maracanã, as camisas dos times, as bolas, o vestiário. É uma oportunidade que eu normalmente não teria. Eu acho muito bacana essa iniciativa da Prefeitura, de reavivamento da juventude e da gente que vem de regiões mais carentes do Rio de Janeiro – disse o jovem atendido pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência.

O secretário de Juventude, Salvino Oliveira, ressalta a importância de incluir e valorizar todos os tipos de juventudes. Por meio do projeto, jovens entram em contato com espaços que antes muitas vezes não poderiam ser acessados e acompanham a dinâmica das profissões que envolvem o turismo na cidade.

– A Juventude abraça a diversidade. Não poderíamos deixar de incluir e apresentar aos jovens com deficiência esse projeto da JUVRio, que tem trazido um novo olhar sobre a cidade e colocado a juventude para ocupar esses espaços de interesse histórico, cultural e ambiental.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Secretaria da Mulher do Rio lança primeira edição do Elas no Comércio

13 de junho de 2023

Programa Bairro Maravilha está presente em 89 localidades das zonas Norte e Oeste da cidade

13 de junho de 2023

Combate ao Etarismo é tema de seminário promovido pela Prefeitura e pelo Sebrae Rio

13 de junho de 2023

Mobi-Rio reabre a estação Embrapa, a 117ª reformada no sistema BRT

13 de junho de 2023

Prefeitura interdita ferro-Velho na Praça da Bandeira, na Zona Norte da cidade

13 de junho de 2023

< Voltar