A iniciativa visa promover um espaço de diálogo sobre o tema tecnologia e o mercado de trabalho – Guilherme Espíndola/SMCT
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) promoveram, nesta quinta-feira (25/5), no Teatro Baden Powell, em Copacabana, a aula inaugural do Projeto Residência em TIC: Formação em Programação Avançada para a primeira turma de alunos. A SMCT está levando o Projeto Residência em TIC para as Naves do Conhecimento por meio de um acordo assinado no mês passado com o CIEDS. A iniciativa visa promover um espaço de diálogo sobre o tema tecnologia e o mercado de trabalho, de forma que os jovens possam aproximar-se ainda mais do universo que vem mudando o cenário das diferentes organizações pelo Brasil, a Tecnologia.
O projeto é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenado pela SOFTEX, executado pelo Instituto Brisa e implementado pelo CIEDS, com o apoio da SMCT.
– Iniciativas como esta visam aumentar, cada vez mais, as possibilidades, tanto para as pessoas se formarem quanto para elas efetivamente conseguirem estar à altura dos grandes desafios do nosso tempo, que certamente passarão pelas novas tecnologias – afirmou Tatiana roque, secretária municipal de Ciência e Tecnologia.
Além da presença da secretária de Ciência e Tecnologia, participaram do evento o coordenador-geral de Inovação Digital, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Hamilton Mendes da Silva; o diretor-presidente do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, Vandré Brilhante; vice-presidente do Instituto Brisa, Solon Lemos; e o professor Yuri Lima, que conduziu a aula inaugural com o tema “O Impacto da Tecnologia no Mercado de Trabalho”.
Além da aula inicial, durante o evento também ocorreu uma apresentação do Projeto e a performance da Orquestra de Sopros do Instituto Brasileiro de Música e Educação.
O Projeto Residência em TIC visa formar 200 jovens em programação avançada nos anos de 2023 e 2024 na cidade do Rio de Janeiro. Ele é organizado em três etapas principais: nivelamento, imersão (resolução de desafios reais) e aprendizagem baseada em projetos. Nesta fase todos recebem uma bolsa de 1.200 reais por mês e um notebook para realizar os desafios e mostra de soluções.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: aula inaugural CIEDS Ciência e Tecnologia Naves do Conhecimento Projeto Residência em TIC
Notícias
Guarda Municipal recebe visita dos cônsules de Angola e Cabo Verde
25 de maio de 2023
Naves do Conhecimento oferecem 4 mil vagas em cursos e oficinas gratuitas de tecnologia e empreendedorismo
25 de maio de 2023
CET-Rio monta esquema especial de trânsito para competição de skate na Enseada de Botafogo
25 de maio de 2023
Guardas municipais participam de roda de conversa no Instituto Pretos Novos
25 de maio de 2023
Prefeitura apresenta suas iniciativas na área da transição energética e assina acordo de cooperação com Maricá, Mesquita e Niterói
25 de maio de 2023