NOTÍCIAS

Câmpus Boituva lança sonda estratosférica Sairus – IFSP – Portal Institucional

Câmpus Boituva lança sonda estratosférica Sairus

O projeto foi fomentado por meio do Edital nº 100/2022

Compartilhar   WhatsApp    

Na manhã de hoje (4), o Câmpus Boituva lançou a sonda estratosférica Sairus, que atingiu os 30 mil metros de altitude, a iniciativa faz parte do projeto “Plataforma Multi Missão Educacional para lançamento de Balões Estratosféricos”, contemplado no Edital nº 100/2022 – Produtos Educacionais e coordenado pelo professor Mario Pin. 

A plataforma desenvolvida possui sistema de rastreamento, comunicações, telemetria, armazenamento de dados e fornecimento de energia. Nesta missão, foram embarcadas duas câmeras, sistemas para o fornecimento de energia, controle térmico, telemetria, e rastreamento. A plataforma, ainda, transmite os dados captados na altitude por uma antena de radiofrequência, que são recebidos e acompanhados no laboratório do câmpus, por meio de um dashboard. 

A sonda é composta por uma caixa que acomoda em seu interior as antenas do rádio e GPS, sensor de temperatura, painel solar que fornece energia durante o voo, rádio transmissor, diversos sensores e cartão de memória.

O projeto foi contemplado no Edital nº 100/2022 que visava apoiar projetos para o desenvolvimento de produtos educacionais e recebeu fomento para aquisição de itens de custeio ou capital e um bolsista de iniciação científica. A ação foi fomentada pelas Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PRP) e de Ensino (PRE), e da Agência de Inovação do IFSP (Inova). 

Com o protótipo desenvolvido, a próxima etapa será verificar possíveis interessados em replicar o projeto educacional.

Veja as fotos do projeto aqui.