O Governado do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (31), o centro de reabilitação da Rede Lucy Montoro de Taubaté, o primeiro equipamento do gênero que oferecerá atendimento para reabilitação auditiva. A unidade tem capacidade para 59 mil consultas médicas e não-médicas por ano, além de mais de 2,5 mil órteses e próteses para os pacientes da região. O valor do contrato anual é de R$ 6,6 milhões e o novo serviço vai beneficiar diretamente 39 municípios, abrangendo uma população total de 2,4 milhões de habitantes.
“Ver um equipamento que vai servir toda a população iniciando atendimento é o estilo do nosso governador Tarcísio, que quer trabalhar primeiro e falar depois. Sem falar que essa unidade vai liberar espaço de outros equipamentos públicos que atendem a região, como o próprio Lucy Montoro de São José dos Campos. Isso faz parte da regionalização da saúde e da regionalização do Cross, planos que estamos estruturando para melhor atender a população”, destaca o governador em exercício Felicio Ramuth.
Além do governador em exercício participaram da inauguração o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e o Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
“Essa inauguração atende a demanda dos pacientes que necessitam de reabilitação na região de Taubaté. A população poderá contar com um serviço de qualidade. Todos terão a atenção adequada para cuidar da sua saúde”, celebrou o secretário Eleuses Paiva.
A unidade de Taubaté é a 20ª da Rede Lucy e a primeira a oferecer assistência médica para pacientes em reabilitação auditiva. A Instituição é referência no tratamento para deficiências físicas incapacitantes.
O novo equipamento, que contará com uma equipe multiprofissional, será especializado em fisiatria e fisiatria auditiva e prestará atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades, como otorrinolaringologia, educação física, serviço social, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.
“Como quem já passou por um processo de reabilitação, eu digo que reabilitar uma pessoa significa resgatar a dignidade e permitir que ela retorne a sua vida cotidiana. Essa nova unidade Lucy Montoro é de extrema importância para a população”, disse o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci) será a organização social responsável por administrar a rede em Taubaté. A Rede de Reabilitação Lucy Montoro foi criada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo, em 2008. Com a inauguração desta unidade em Taubaté, o Estado de São Paulo passa a contar, agora, com 20 unidades.
Mais Santas Casas
Durante o evento, também foi realizada uma visita à Santa Casa de São José dos Campos, unidade de assistência de alta complexidade que teve aumentado o número de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva. A unidade filantrópica recebe do Governo de São Paulo R$ 33,6 milhões por ano, por meio do programa Mais Santas Casas.
Fotos: https://www.flickr.com/photos/governosp/albums/72177720307152140 Áudio: https://soundcloud.com/governosp/coletiva-vice-governador-felicio-ramuth-em-sao-jose-dos-campos-310323?si=d4f2487258a847cf94c7c00ab54afa14&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing
Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo imprensa@comunicacao.sp.gov.br (11) 2193-8520