Lançada em 2014, a Copa dos Refugiados e Imigrantes é disputada todo ano – Divulgação
A terceira edição da Copa dos Refugiados e Imigrantes será realizada, nos dias 25 de março e 1º de abril, nos Campos 1 e 2 do Aterro do Flamengo, no Bairro da Glória. A competição contará com a participação de imigrantes e refugiados oriundos de 14 nacionalidades. Organizada pela ONG Pacto Pelo Direito de Migrar – África do Coração (PDMIG), a Copa de 2022/2023 tem o apoio da Prefeitura do Rio, com as secretarias municipais de Cidadania, de Esportes e de Assistência Social, além da Gerência Executiva Local de Botafogo (GEL) e do Serviço Social do Comércio (Sesc–RJ), entre outros parceiros.
Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, França, Guiné-Bissau, Haiti, Peru, República Democrática do Congo, Senegal e Venezuela serão os 12 times na disputa, que terá a ainda o reforço de representantes de Camarões e da Síria em campo, durante o torneio. Além da premiação, que inclui troféus e medalhas para os vencedores, a Copa também busca promover a socialização, a resiliência e a construção de uma base de torcida leal pela causa da imigração e do refúgio.
Nesse objetivo de socialização, o evento abrigará também, no dia 25 de março, a feira multicultural Refúgio em Foco, com 20 barracas com opções de artesanato, gastronomia e arte, comandadas por empreendedores sociais imigrantes de vários países. Equipe do Procon Carioca estará presente no local, para atendimento e orientações, no que se refere a demandas de consumo. É importante levar documentação pessoal e comprovantes de compras de produtos de serviços, como notas fiscais e boletos.
O secretário municipal de Cidadania, Renato Moura, ressalta que o evento chama a atenção para a necessidade de acolhimento e da promoção à integração dos cidadãos, independente de suas nacionalidades.
– Promover eventos como a Copa dos Refugiados significa quebrar preconceitos, promover direitos humanos e ultrapassar barreiras culturais, com incentivo à inclusão social destes cidadãos na nossa cidade – afirma Renato Moura.
– O esporte tem essa função de agregar, unir, socializar o cidadão. Para a Secretaria de Esportes é um prazer participar dessa ação tão importante nos dias de hoje, que é promover a integração e mostrar que devemos ser solidários com todas as pessoas, independentemente de onde sejam. Os campos foram reformados e estão um tapete. É só rolar a bola. Boa sorte a todos – diz o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Na opinião do secretário de Assistência Social, Adilson Pires, a Copa dos Refugiados e Imigrantes é, sem dúvida, uma ação que a secretaria tem grande carinho.
– Atendemos pessoas de todo o planeta que escolhem o Rio de Janeiro como um recomeço, como um lugar de esperança de uma vida feliz. E o esporte torna-se a ponte ideal para diversas organizações e parceiros somarem na busca, também, por uma vida melhor, com dignidade e respeito aos refugiados que vivem em nossa cidade. Além de ser um momento de troca, aprendizado e novas experiências – destaca Adilson Pires.
Já Mario Udinga, presidente da PDMIG, ressalta a importância integrativa do evento.
– Em um mundo onde refugiados e imigrantes são, com frequência, estigmatizados e marginalizados devido ao racismo e à xenofobia, é fundamental que se promovam ações que fundamentem a quebra desses preconceitos e a garantia de que a terra não tem fronteiras. Nesse sentido, a Copa dos Refugiados e Imigrantes está, a cada edição, nos mostrando que tudo isso é possível, e que um evento com essa magnitude e abrangência aproxima os diferentes, agrega valores humanos e solidários e nos torna um só povo – diz ele.
Lançada em 2014, a Copa dos Refugiados e Imigrantes ganhou visibilidade como um evento anual para homenagear aqueles que escolheram o Brasil como sua segunda casa. A iniciativa conta com o apoio das Agências das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e para as Migrações (OIM), Ministério da Justiça (coordenador geral do Comitê Nacional para os Refugiados – Conare), entre outras instituições, e se consolida como atividade de integração, inclusão social e espaço de confraternização para comunidades migrantes.
Serviço
Copa dos Refugiados e Imigrantes
Datas 25/03 e 01/04
Local: Aterro do Flamengo, campos 1 e 2, em frente ao Teatro Prudential
Endereço: Rua do Russel, 804 – Glória, Rio de Janeiro – RJ
Horário: 9h às 17h
Compartilhe
Categoria:
Marcações: aterro do Flamengo copa Glória Imigrantes refugiados
Notícias
Quiosque irregular na Rocinha é demolido pela Secretaria de Ordem Pública
23 de março de 2023
Primeira edição do Gaming Insights Rio 2023 reúne especialistas da indústria de jogos
23 de março de 2023
Selo Bar e Restaurante Amigo dos Animais reconhece locais em que mascotes são bem-vindos
23 de março de 2023
Coleta seletiva: Comlurb faz pré-lançamento do Selo Azul em condomínios da Tijuca
22 de março de 2023
Empresa de gelo que atrapalha o trânsito é autuada e tem caminhões rebocados
22 de março de 2023