Home São Bernardo do Campo Aumento de 30% do IPTU causa indignação em São Bernardo

Aumento de 30% do IPTU causa indignação em São Bernardo

1,825

A chegada dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2019 trouxe uma ingrata surpresa para os moradores de São Bernardo do Campo: o aumento em até 30% no valor do IPTU. Segundo o vereador Julinho Fuzari (PPS), o prefeito Orlando Morando (PSDB) revogou uma tabela que mostrava como a taxa de lixo deveria ser cobrada de cada cidadão. “Existia uma classificação por metragem estipulando como deveria ser feita essa cobrança, mas o prefeito revogou essa tabela. O que acontece é que a população teve um aumento, em alguns casos, de 30% da taxa de lixo e isso fez com que todos tivessem o acréscimo do IPTU”, afirmou.

A taxa de lixo, cobrada junto com IPTU, teve um aumento médio de R$ 100 e é destinada à manutenção e realização de serviços de zeladoria urbana, como coleta porta-a-porta, varrição de ruas, limpeza de bueiros, desassoreamento de rios e piscinões e poda de árvores.

Mas, no dia a dia, a população não vê onde esse dinheiro está sendo investido já que ruas estão sempre sujas, o mato cresce por toda a cidade, a coleta seletiva praticamente não existe e praças públicas abandonadas estão se transformando em bosques com o crescimento da vegetação. Com a sujeira espalhada, a população tem enfrentado ainda problemas com insetos, baratas e ratos.

De acordo com a vereadora Ana Nice (PT), a população foi pega de surpresa com esse aumento. “Não houve comunicado por parte do Executivo de que a taxa de lixo aumentaria. A cidade está abandonada!”, afirmou.

A moradora do Ferrazópolis Areni Teixeira diz que não houve explicação da Prefeitura para o aumento da taxa de lixo e, consequentemente, do IPTU. “Simplesmente recebemos o carnê e temos de pagar. Se não pagar, vai para protesto”, afirmou.

Confira a seguir a entrevista da Rádio Brasil Atual:

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em São Bernardo do Campo

Deixe uma resposta

Verifique também

Projeto Meninos e Meninas de Rua promove dia de lazer neste sábado (19) em SBC

No ritmo de férias, o Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR), de São Bernardo do Campo, p…