Home São Bernardo do Campo STJ revoga pedido de prisão do vereador Mario de Abreu

STJ revoga pedido de prisão do vereador Mario de Abreu

2,789

O vereador afastado Mario Henrique de Abreu, ex-secretário de Orlando Morando (PSBD), conseguiu reverter no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a ordem contra a sua prisão. O pedido de habeas corpus foi acolhido por unanimidade pela Quinta Turma do STJ, que entendeu ter havido o cerceamento de defesa.

O tucano, foragido da Justiça há mais de um ano, é investigado por suposto recebimento propinas para a liberação de licenças ambientais durante o período em que foi secretário de Gestão Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Ele é acusado de organização criminosa, corrupção passiva e concussão.

Em 31 de outubro de 2017, agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), GOE (Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil) e Ministério Público realizaram vistoria e apreensão de documentos na sede da Prefeitura de São Bernardo, no Paço Municipal. A força-tarefa investigava indícios de corrupção no governo do prefeito Orlando Morando.

A investigação do Ministério Público descobriu ramificações do esquema de corrupção na Prefeitura. O MP denunciou Mário Henrique de Abreu, apontado como chefe do esquema; Sérgio de Souza Lima, diretor de Licenciamento Ambiental; Tiago Alves Martinez, chefe de Fiscalização; Izaias Antonio de Araújo, servidor público que identificava locais onde seria possível cobrar propina; Simone Cristina de Lima Brito, irmã de Sérgio de Souza e secretária de um escritório de arquitetura da cidade; João Antônio Cambaúva, consultor imobiliário; e André Luiz Poletti, que vendia a madeira cortada. Segundo o MP, todos foram denunciados por organização criminosa, corrupção passiva e concussão.

Mario de Abreu, Sergio de Sousa Lima e Tiago Alves Martinez foram nomeados pelo prefeito Orlando Morando, nenhum deles fez parte da gestão anterior.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em São Bernardo do Campo
Comentários estão bloqueados.

Verifique também

Projeto Meninos e Meninas de Rua promove dia de lazer neste sábado (19) em SBC

No ritmo de férias, o Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR), de São Bernardo do Campo, p…