Home Diadema Especulação imobiliária põe em risco empregos da Delga. Funcionários buscam alternativas

Especulação imobiliária põe em risco empregos da Delga. Funcionários buscam alternativas

1,781

Em audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Diadema, na terça-feira (11), foi criada uma comissão para discutir saídas em defesa dos empregos da Delga, já que a empresa corre o risco de fechar caso um prédio residencial vizinho seja construído ao lado da empresa.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, colocou em votação os encaminhamentos, que foram aprovados pelos trabalhadores. “Temos que achar a solução que caminhe no sentido de impedir a Delga de fechar. Se a comissão não chegar a uma alternativa, intensificaremos o processo de luta dos trabalhadores. Vamos mobilizar, ocupar, fazer o que for necessário para preservar os empregos”, afirmou Wagnão.

A comissão será formada por representantes do Sindicato, da Prefeitura, da Delga, da Câmara e do empreendimento imobiliário. A primeira reunião ficou agendada para o próximo dia 20. Wagnão puxou o coro de “Uh ABC” com os trabalhadores no plenário para medir o nível do ruído, que chegou a 82 decibéis. “Imaginem as prensas da Delga batendo nos três turnos na fábrica. Impossível descansar e dormir, além da reverberação que atinge os seres humanos e as construções”, explicou o dirigente.

São mais de 600 trabalhadores na Delga, sendo 90% moradores da cidade e muitos com mais de 15 anos de fábrica. O coordenador da Regional Diadema do Sindicato e CSE na Delga, Claudionor Vieira do Nascimento, reforçou a cobrança por uma solução. “Os trabalhadores aqui dão uma demonstração de unidade, mobilização e organização. O compromisso e a responsabilidade social com os empregos e com a indústria têm que ser de todos e todas”, disse Nascimento. “Se o prédio for construído, primeiro acabaria o 3º turno da fábrica, depois deixaria de atender os clientes, além de não suportar os processos. Foi assim com a outra unidade da fábrica, na Lapa, em São Paulo, que fechou pelo mesmo motivo. Vamos fazer a luta que for necessária”, concluiu.

Crédito da foto: Adonis Guerra/SMABC

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Diadema
Comentários estão bloqueados.

Verifique também

Projeto Meninos e Meninas de Rua promove dia de lazer neste sábado (19) em SBC

No ritmo de férias, o Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR), de São Bernardo do Campo, p…