Home São Bernardo do Campo Rede contra remoções no ABC realiza ato no Centro de São Bernardo em defesa de moradia digna

Rede contra remoções no ABC realiza ato no Centro de São Bernardo em defesa de moradia digna

1,357

Na última segunda-feira, 10 de dezembro, foi celebrado os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. E um dos princípios da carta universal, traduzida em mais de 500 idiomas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no artigo 17, é: “Toda pessoa, individual ou coletiva, tem direito à propriedade. Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua propriedade”.

Em outras palavras, todo ser humano tem direito a uma moradia digna e não deve ter sua casa demolida ou destruída, principalmente, quando essa destruição é causada por um administrador público.

Para fazer esse direito e protestar contra demolições e desocupações promovidas pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), trabalhadores realizaram um protesto pelas ruas da região central de São Bernardo, na segunda-feira (10).

Segundo organizadores do ato, mais de 40 mil moradias podem ser demolidas ou desapropriadas por questões ambientais ou por obras do Executivo. Nas últimas semanas, a Prefeitura de São Bernardo vem demolindo moradias com a utilização de força e truculência por parte de agentes da municipalidade, de acordo com famílias que tiveram suas casas destruídas.

A cidade de São Bernardo ficou reconhecida em todo mundo pelas lutas durante a redemocratização do País e pela garantia de direitos, principalmente, conquistados pelos trabalhadores metalúrgicos.

O ato da segunda-feira (10) foi mais uma manifestação em defesa de moradia e a demonstração da unidade popular, afinal, morar também é um direito humano. As famílias pedem diálogo, políticas habitacionais e o fim dos despejos e demolições nas mais de 16 áreas mapeadas pela Rede Contra Remoções do ABC e pelo Observatório de Remoções.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em São Bernardo do Campo
Comentários estão bloqueados.

Verifique também

Projeto Meninos e Meninas de Rua promove dia de lazer neste sábado (19) em SBC

No ritmo de férias, o Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR), de São Bernardo do Campo, p…