Início Categorias Cidades Santo André lança operação preventiva de combate a danos de chuva de verão

Santo André lança operação preventiva de combate a danos de chuva de verão

0
0
1,047

A Prefeitura de Santo André lançou ontem (6) o Programa Operação Chuvas de Verão (POCV), que tem como objetivo reforçar ações de acompanhamento e vigilância 24 horas durante o período de chuvas. A operação, que vai até 15 de abril de 2019, conta com uma novidade neste ano: o envio de alertas da Defesa Civil por meio de WhatsApp.

O lançamento da operação ocorreu no novo piscinão do Jardim Irene, reservatório construído pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para reter as águas do córrego André Magini e minimizar enchentes e alagamentos na região.

A partir do Programa Operação Chuvas de Verão, as equipes estarão 24 horas por dia em alerta para atuar em casos de enchentes, solapamentos de margens de córregos, movimentação e deslizamento de terra, abalos estruturais e quedas de árvores.

Para preparar a cidade para o período de chuvas, a Prefeitura realizou um intenso trabalho de formação de núcleos comunitários de proteção, ações educativas, manutenção do sistema de drenagem urbana e monitoramento dos rios e córregos que cortam o município.

O prefeito Paulo Serra reforçou a importância dos serviços de prevenção dos impactos das chuvas. “Além da Operação Chuvas de Verão, que já é tradicional na cidade, o piscinão trará a diminuição das enchentes na comunidade Maurício de Medeiros e Guarará”, afirmou.

WhatsApp e SMS

O sistema de alertas preventivos funciona baseado no monitoramento que é realizado pela Defesa Civil e os vários sistemas meteorológicos disponíveis. As mensagens incluem alertas de chuvas fortes, ventos, cuidados com raios, baixa umidade, baixas ou altas temperaturas, entre outras informações.

Interessados em receber os alertas devem mandar uma mensagem via SMS ou WhatsApp para o número (11) 99584-5372, informando o nome e o bairro onde moram e a frase “Quero receber o alerta de chuva”. O serviço é gratuito. É possível também se cadastrar pelo, clicando aqui.

Crédito da foto: Helber Aggio/PSA

 

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades

Deixe uma resposta

Veja também

Moradores sofrem com falta d’água em Santo André, Mauá e Ribeirão Pires

A interrupção de fornecimento de água em bairros das cidades de Santo André, Mauá e Ribeir…