Início Categorias Cidades Metalúrgicos do ABC lançam HQ sobre os anos de ditadura no Brasil nesta terça (23)

Metalúrgicos do ABC lançam HQ sobre os anos de ditadura no Brasil nesta terça (23)

0
0
1,155

A Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC (AMA-A ABC) lança nesta terça-feira (23) a revista em quadrinhos “Ditadura: que história é essa?”. Em mais de 100 páginas coloridas, a publicação narra o período que vai desde o golpe militar de 1964 até a redemocratização do Brasil em 1985.

Durante o evento de lançamento, que será realizado no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, partir das 18h, aberto ao público, exemplares da revista serão distribuídos gratuitamente.

O presidente da AMA-A ABC, João Paulo de Oliveira, explica que a ideia de utilizar a linguagem dos quadrinhos surgiu como uma forma de atingir um público bem amplo, inclusive a juventude.

“Nosso lema é lembrar sempre para não repetir nunca. Um dos objetivos com o projeto da HQ é atingir o público mais jovem, que não viveu este período sombrio, ou era muito novo para compreendê-lo. Queremos mostrar o que foi a ditadura em uma linguagem que seja acessível à garotada também”, afirma Oliveira.

O sindicalista também destacou que todos os membros da AMA-A ABC sofreram, em maior ou menor grau, com as atrocidades da ditadura militar iniciada em 1964. “Houve todo tipo de perseguição, muitos foram presos, torturados, demitidos. A perseguição acontecia, inclusive, dentro das empresas. Isso enquanto lutávamos pela retomada da democracia e por avanços nos direitos dos trabalhadores.”

A história da HQ “Ditadura: que história é essa?” é dividida em sete capítulos: “O portal da verdade”; “O dia que durou 21 anos”; “1968, o ano que não acabou”; “Tentáculos do terror”; “Resistir é preciso”; “Dias de greve” e “A luta continua”.  A revista foi coordenada pela jornalista e escritora Flávia Adalgisa, com roteiro do jornalista Ariel Bravo e ilustrações de Glauco Góes.

O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgico do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, destaca a importância de trazer para a juventude o debate sobre o que foi a ditadura militar no Brasil, a partir de pessoas que viveram concretamente aquele período e sentiram na pele os efeitos do regime autoritário. “Esta revista é um resgate histórico importante. Além das atrocidades cometidas, a ditadura militar foi o período em que a desigualdade social no Brasil se aprofundou, em que não havia liberdade de expressão, de organização sindical, de reivindicação. É importante fazer esse alerta agora, tendo em vista o que está acontecendo no País, com candidatura a presidente defendendo o regime de 1964 e negando práticas ilícitas e autoritárias. Ninguém pode ter saudade desse período”, reforça Aroaldo.

AMA-A ABC – A Associação foi fundada em 28 de agosto de 1999, data em que foi aprovada a Lei da Anistia. Atua em defesa dos direitos de cerca de 260 associados, atingidos pela perseguição política, empresarial e militar durante a ditadura. A entidade também defende a defesa da verdade, memória, justiça, reparação e direitos humanos no Brasil e internacionalmente.

Serviço:

Lançamento da HQ “Ditadura: que história é essa?”

Data: terça-feira, 23 de outubro de 2018

Horário: A partir das 18h

Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Rua João Basso, 231 – SBC

 

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades

Deixe uma resposta

Veja também

Padrão Bolsonaro de comunicação desorienta a mídia tradicional

O jornal O Estado de S.Paulo demite uma cronista por ter criticado as propostas do então c…