Início Categorias Cultura Renato Tapajós lança hoje (21), no Sindicato dos Metalúrgicos, documentário ‘Chão de Fábrica’

Renato Tapajós lança hoje (21), no Sindicato dos Metalúrgicos, documentário ‘Chão de Fábrica’

Comentários desativados em Renato Tapajós lança hoje (21), no Sindicato dos Metalúrgicos, documentário ‘Chão de Fábrica’
0
4,341

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sedia, nesta sexta-feira (21), às 18h, o lançamento do filme “Chão de Fábrica”, dos cineastas Renato Tapajós e Hidalgo Romero. Narrado pelo ator José de Abreu, o longa-metragem conta a história de luta dos trabalhadores brasileiros do movimento sindical desde 1978, com o surgimento do Novo Sindicalismo, até os dias atuais. O documentário é baseado na série de mesmo nome exibida pela TV dos Trabalhadores (TVT), em 13 episódios, entre março e maio de 2017.

Antes da exibição, haverá uma mesa de abertura com a participação dos diretores do filme, do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, do escritor e jornalista Fernando Morais e da professora em Ciência Política da Unicamp Andreia Galvão – uma das entrevistadas do documentário. O evento é aberto ao público, que poderá assistir à produção no auditório do sindicato.

O local estará adaptado para a exibição do filme, contando com um espaço no qual haverá distribuição de pipoca e refrigerante para garantir o clima de “sala de cinema”.

Renato Tapajós ressalta a importância fazer o lançamento do filme no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Minha história como cineasta está muito ligada à história deste sindicato. O trabalho que impulsionou minha carreira, o ‘Linha de Montagem’, nasceu daquele movimento que acontecia a partir desta entidade, com Lula, no início dos anos 1980”, avalia.  “Aliás, o Linha de Montagem também foi lançado na sede do sindicato.”

Tapajós é uma das referências do cinema documental brasileiro. O cineasta realizou a cobertura de ações da ditadura militar, movimentos sociais, luta armada e sindicalismo em obras como “Linha de montagem” (1983), “A Batalha da Maria Antônia” (2013), “Trabalhadoras Metalúrgicas” (1978) e “Corte Seco” (2014).

Serviço:
Lançamento do filme “Chão de Fábrica”
Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rua João Basso, 231, Centro, São Bernardo
Data: sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Horário: 18h
Entrada: gratuita

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cultura
Fechado para comentários

Veja também

País tem novo regime automotivo, mas desafio é garantir desenvolvimento

Com a publicação da Lei 13.755 na edição de terça-feira (11) do Diário Oficial da União, o…