Home São Caetano do Sul Após 19 anos, crise de Temer e Centrão fecham Lar Anália Franco

Após 19 anos, crise de Temer e Centrão fecham Lar Anália Franco

12,253

Na última sexta-feira (10), a atual direção do Lar Anália Franco, de São Caetano, anunciou oficialmente o fechamento da entidade assistencial que, nos últimos 19 anos, atendeu pessoas idosas necessitando de cuidados especiais. A entidade já vinha com problemas financeiros e não aguentou a crise econômica em que o país fio jogado após o golpe contra Dilma Rousseff e a democracia brasileira.

O presidente do Lar Anália Franco, Gilmar Talarico, explicou os motivos do fechamento. “Estamos encerrando as nossas atividades muito mais em razão da crise que se instalou no Brasil a partir de 2015 e que se intensificou ainda mais nos anos de 2016, 2017 e 2018 e afetou sensivelmente os níveis de doações que sempre tivemos e que representavam importante parcela em nossas receitas. O Brasil conta hoje com mais de 13 milhões de desempregados, trazendo preocupação às famílias, que se não tem alguém nesta situação, procuram se precaver contra revezes futuros. E foi o que muitos fizeram, o que derrubou em mais de 60% o nível geral de doações”, disse.

Como em todas as entidades assistenciais, festas, jantares e bingos são usados sempre para se arrecadar e fechar as contas ao fim de cada mês. Além disso, várias entidades têm convênios com prefeituras da região, o que ajuda com os custos de funcionamento. Neste ano, a Prefeitura de São Caetano elevou em cerca de 70% os repasses para o Lar Anália Franco em relação a 2017. Mesmo assim, o valor foi insuficiente para manter a casa aberta.

Perde a sociedade do ABC, como um todo, pois as pessoas que ali eram atendidas ou vão superlotar outras casas similares ou não terão atendimento adequado, sofrendo ainda mais, depois de uma vida inteira de trabalho.

O desemprego, além de desestruturar uma determinada família, afetas com suas consequências muitas outras pessoas direta e indiretamente. O Brasil precisa de uma política que gere empregos para que as pessoas, além de se manterem, possam ajudar, por exemplo, entidades que preste trabalho social, como o Lar Anália Franco.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em São Caetano do Sul
Comentários estão bloqueados.

Verifique também

Oposição reage a decreto de Bolsonaro que ataca autonomia universitária

A oposição apresentou um Projeto de Decreto Legislativo contra ato do presidente da Repúbl…