Início Sua Opinião Drauzio Varela: não dá para manter tanta desigualdade no Brasil

Drauzio Varela: não dá para manter tanta desigualdade no Brasil

Comentários desativados em Drauzio Varela: não dá para manter tanta desigualdade no Brasil
0
5,659

Neste domingo (5), o jornal Folha de São Paulo traz um intrigante artigo do medico Drauzio Varella sobre a desigualdade social que aumenta em nosso país. Relaciona isso com o crescimento do crime organizado e da falta de opções que é colocada para as pessoas do andar de baixo.

Outro dado interessante é que ele diz que quando, nos anos de 1990, começou a trabalhar no Carandiru, havia no Brasil cerca de 90 mil presos, hoje já são 800 mil e a violência só tende a aumentar. Coloca dado interessante: haveria a necessidade de se construir, hoje, só no estado de São Paulo, mais de 84 prisões para colocar o excedente de presos, ao custo de cerca de 50 milhões de reais cada unidade, ou seja, cerca de 4,2 bilhões de reais. Isto sem contar o custo de funcionários, energia, alimentação etc.

E ele coloca isto como causa da desigualdade social existente no Brasil. Reclama da nossa elite que demoniza o Bolsa Família e que nada faz para ajudar a resolve o problema, cita inclusive o papel filantrópico de Bill Gates, que investe em varias ONGs pelo mundo, ajudando as pessoas do andar de baixo.

Análise muito interessante, primeiro porque ele não é nem de esquerda nem de direita e porque teremos eleições neste ano. E é na politica que estas coisas se resolvem, pois, cada candidato tem que ter projetos para solução destes problemas. Devemos acompanhar as propostas de cada candidato para ver em quem votar.

Temos de lembrar, sempre, que os que não gostam da política serão governados pelos que gostam. Na semana em que os servidores municipais de São Bernardo do Campo da área da saúde e da segurança perdem direitos trabalhistas (os com jornadas de 12 x 36 horas), vale a pena pensar mesmo em quem votar. Está cheio de candidatos aí que quando ganham a primeira coisa que fazem é aumentar o fosso social entre os remediados e os menos favorecidos.

Obrigado Drauzio Varela.

* Tarcisio Secoli é economista e ex-secretário de Coordenação Governamental e de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Bernardo do Campo

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Sua Opinião
Fechado para comentários

Veja também

Bolsonaro complica situação ao tentar explicar depósito na conta da mulher

A menos de um mês de sua posse, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), seus filhos e su…