Início Categorias Cidades Campanha de vacinação contra sarampo começa em agosto

Campanha de vacinação contra sarampo começa em agosto

0
0
7,131

Em virtude dos recentes casos de sarampo e das taxas de imunização abaixo da meta, o Ministério da Saúde realizará em todo o país uma campanha nacional de vacinação para imunizar a população contra a doença de 6 a 31 de agosto. No ano passado, não houve registro da doença no Brasil, mas 1.686 casos foram notificados entre janeiro e junho deste ano, conforme números da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os estados do Amazonas e Roraima passam por um surto da doença. O Ministério da Saúde afirma que o vírus veio importado da Venezuela e alguns casos foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará.

A rede pública de saúde disponibiliza aproximadamente 300 milhões de vacinas ao longo do ano dentro do Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, são 20 doenças que precisam de 19 vacinas para combaterem e prevenirem os males em diferentes faixas etárias.

O sarampo chegou a ter 100% da cobertura realizada em 2003, mas desde 2015 os números caíram e, em 2017, bateram pouco mais de 85%.

A comunidade médica reforça os alertas contra as fake news que criam histórias em torno das vacinas e contra a falsa sensação de segurança pelo fato de as doenças serem consideradas erradicadas. A única maneira de se imunizar contra a doença é por meio da vacinação.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades

Deixe uma resposta

Veja também

Imprensa mundial repercute decisão da ONU sobre direitos políticos de Lula

A decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, de acolher pedido liminar para que o Estad…