Início São Bernardo do Campo UFABC instaura sindicância por causa de lançamento do livro ‘A Verdade Vencerá’, sobre Lula

UFABC instaura sindicância por causa de lançamento do livro ‘A Verdade Vencerá’, sobre Lula

0
0
2,688

Os professores da Universidade Federal do ABC (UFABC) Gilberto Maringoni, Giorgio Romano e Valter Pomar responderão a uma Comissão de Sindicância Investigativa devido ao lançamento do livro “A Verdade Vencerá”, realizado dentro da universidade. Maringoni é um dos autores da publicação, que reúne uma longa entrevista com o ex-presidente Lula e artigos sobre o maior líder político do País.

O processo e o questionário foram instaurados pela Controladoria Geral da União (CGU) e enviados à universidade. Por meio de sua conta Facebook, Pomar – que não participou do evento – fez um post relatando um e-mail que recebeu da comissão, criada após denúncia anônima encaminhada à Corregedoria da UFABC pedindo esclarecimentos a respeito do lançamento do livro.

A mensagem da comissão ainda pedia “discrição” sobre os documentos e informações que constam no auto do processo, e que fosse respondido um questionário.

“Imagino que deva ser uma piada, uma pegadinha. Pois simplesmente não é crível que alguém faça uma denúncia anônima, cite meu nome, se instale uma comissão de sindicância, eu seja instado a responder um questionário-interrogatório e ainda seja sugerido que eu mantenha sigilo sobre a coisa toda.”, relatou Pomar em sua rede social.

Em outro trecho descrito por Pomar, ele diz: “não sou organizador do evento, não estive presente ao evento e não sou autor da obra em questão. Mas pelo visto devo integrar alguma lista de “suspeitos de sempre”. No passado, quem fazia parte desta relação era preso regularmente para investigação, a qualquer pretexto e hora. Agora, em tempos de lawfare, tais pessoas são chamadas a responder a processos”.

Leia abaixo a íntegra da intimidação e o questionário enviado pela Comissão de Sindicância:

De modo a podermos esclarecer os fatos, pedimos que sejam respondidos os seguintes questionamentos preferencialmente até quinta feira dia 26/7/2018.

1- O senhor participou da organização do evento A verdade vencerá, realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC?

2- É de seu conhecimento quais pessoas participaram da organização do evento “A verdade vencerá”, realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC?  Poderia dizer o nome de outros organizadores?

3- Quais foram os objetivos da organização de tal evento?

4- A realização do evento foi autorizada por algum servidor? Se sim, por quais?

5- O uso do espaço da UFABC (sala, anfiteatro, etc.) foi autorizada por algum servidor? Se sim, por quais?

6- Houve venda de livros durante o evento?

5- A venda de livros foi autorizada por algum servidor?

7-Durante o evento houve apologia ao crime?

8- Durante o evento ocorreram manifestações de apreço por parte de servidores em horário de serviço a favor de Lula e partidos de esquerda?

9- Durante o evento ocorreram manifestações de desapreço e contra o Presidente Temer e integrantes do poder Judiciário-MP?

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em São Bernardo do Campo

Deixe uma resposta

Veja também

Imprensa mundial repercute decisão da ONU sobre direitos políticos de Lula

A decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, de acolher pedido liminar para que o Estad…