Início Categorias Cidades Dirigentes dos metalúrgicos estão de olho na Olimpíada do Conhecimento

Dirigentes dos metalúrgicos estão de olho na Olimpíada do Conhecimento

Comentários desativados em Dirigentes dos metalúrgicos estão de olho na Olimpíada do Conhecimento
0
2,330

No início deste mês, o secretá­rio de Formação da Confedera­ção Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT), José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, Paulo Chitolina, par­ticiparam da Olimpíada do Conhecimento, em Brasília.

Além de observar as inova­ções dos estudantes na feira, Bigodinho destacou que os conselheiros devem levantar o debate com o Sistema S sobre a melhor forma de inserção do trabalhador nesse novo mundo que já é realidade. “Precisamos ter um olhar clínico sobre essa inovação e criar uma política inteligente também para esse novo mo­delo de trabalho. O aluno que participa hoje da Olimpíada do Conhecimento logo estará dentro da fábrica e em quais condições ele vai trabalhar?”, questionou Bigodinho.

“Por trás dessas máquinas, tem alguém tendo de traba­lhar na mesma velocidade que um robô. O serviço é precário? Quais são as condições de trabalho? Quais os salários? É o debate que precisamos fazer com a sociedade, com os traba­lhadores nas grandes indústrias e com o Sistema S”, completou o dirigente.

Outra questão levantada pelo secretário, é o fato de que mui­tos desses alunos, por falta de boas oportunidades no País, acabam deixando o Brasil. “Percebemos que as pesquisas em robótica, por exemplo, têm avançado muito com os técnicos brasileiros, mas como está faltando oportunidade, muitos desses melhores alunos estão indo embora. Estamos cobrando compromisso com as nossas indústrias para que esse conhecimento fique no Brasil”, finalizou.

 

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades
Fechado para comentários

Veja também

Esquece CPMF. Proposta econômica de Bolsonaro é muito pior (para os pobres)

Nesta semana, todas as atenções se voltaram para a declaração de Paulo Guedes, guru financ…