Home São Bernardo do Campo Morre Wagner Lino, ex-vereador de São Bernardo e ex-deputado estadual pelo PT

Morre Wagner Lino, ex-vereador de São Bernardo e ex-deputado estadual pelo PT

5,199

Morreu na noite desta segunda-feira (2), vítima de câncer, Wagner Lino Alves, ex-vereador e ex-deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Wagner Lino começou sua militância em 1967, no movimento estudantil de Santos, combatendo a ditadura militar.

No período de 1967/1980, trabalhou como metalúrgico em São Paulo e na região do ABCD. A partir de 1978, se inseriu nos movimentos reivindicatórios dos Metalúrgicos do ABC, onde teve atuação marcante durante as greves da época.

Participou de comissões de fábrica e do comando de greve. Em 1980, quando Lula e outros diretores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foram presos, integrou o comando que liderou a greve por mais de 24 dias.

Wagner Lino foi enquadrado na lei de segurança nacional junto com Lula e demais companheiros. Em 1982, foi eleito vereador pelo PT de São Bernardo e reeleito em 1988 e 1992.

De 1994 a 2002, eleito, exerceu o mandato de deputado estadual pelo PT. Ainda neste período, em 1996, foi candidato a prefeito de São Bernardo. Em 2004, foi eleito vereador e reeleito em 2008.

Na gestão do então prefeito Luiz Marinho (PT), foi subprefeito do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo.

Wagner Lino era advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo e graduado em Gestão Pública pela Umesp (Universidade Metodista de São Paulo). Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Fundação Santo André e pós-graduado em Políticas Públicas pela Umesp.

Deixa dois filhos (Thiago e Rafael), sua companheira Creusa Trevisan e um grande legado de luta! Companheiro Wagner Lino, presente! Agora e sempre!

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em São Bernardo do Campo
Comentários estão bloqueados.

Verifique também

Ford fechará em novembro fábrica de São Bernardo. 3,2 mil trabalhadores serão demitidos

A Ford vai fechar as portas de sua fábrica de São Bernardo do Campo em novembro deste ano.…