Início Santo André PT e CUT denunciam distribuição de livros com conteúdo racista em escolas de Santo André

PT e CUT denunciam distribuição de livros com conteúdo racista em escolas de Santo André

Comentários desativados em PT e CUT denunciam distribuição de livros com conteúdo racista em escolas de Santo André
0
3,049

O Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Paulo divulgaram uma nota de repúdio ao novo material didático escolar distribuído na rede municipal de ensino de Santo André, após professores terem apontado que as publicações, de uso obrigatório em sala de aula, trazem conteúdo sexista e reforça a ideia de que não há racismo no Brasil.

As secretarias estaduais de combate ao racismo do PT e da CUT querem que o prefeito do município, Paulo Serra (PSDB), determine o recolhimento e análise imediata dos kits, compostos por camiseta e livros, na intenção de conferir se os mesmos atendem à base legal da Lei 10.639/03 e ao Plano Nacional de Educação no seu artigo 2°.

Segundos educadores, os livros do projeto Coleção Ler Faz Bem, da editora Brasileirinhos Educacional, contêm, em sua maioria, personagens brancos e distorcem, inclusive, falas de historiadores brasileiros sobre a população afro-brasileira.

Na nota, o PT e a CUT destacam que o “embranquecimento” de autores/as e pensadores negros na sala de aula faz parte de engrenagens que dão oxigênio para a manutenção do racismo e outros preconceitos. “Não vamos tolerar omissão ou práticas que inviabilizam a população afro-brasileira e, por isso, chamamos a atenção da sociedade para a necessidade urgente de discutimos mais profundamente o racismo e toda e qualquer forma de discriminação”, diz o texto.

O PT e a CUT reforçaram solidariedade a todos que têm sofrido algum tipo de discriminação. “Reafirmamos o nosso compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, repudiando toda e qualquer manifestação de preconceito para com negras, negros, indígenas e todos os grupos sociais historicamente discriminados neste país e no qual são vítimas da Secretaria de Educação de Santo André.”

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Santo André
Fechado para comentários

Veja também

Deputados vão denunciar Bolsonaro por crime de incitação à violência

Os deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa de São Paul…