Início Categorias Cidades Ministério Público do Trabalho realiza 1º cadastramento de pessoas com deficiência do ABC

Ministério Público do Trabalho realiza 1º cadastramento de pessoas com deficiência do ABC

0
0
2,281

Proporcionar mais oportunidade de inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiência e reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). Com esse objetivo, o Ministério Público do Trabalho (MPT) de São Bernardo, em parceria com o Instituto Amankay, vai organizar o Primeiro Cadastramento de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do ABC.

O evento ocorrerá nos dias 9 e 12 de junho, das 8h às 18h, em Santo André. No sábado será na UFABC e na terça, no Consórcio Grande ABC. O cadastro vai funcionar como banco de dados para que empresas, comércios e demais instituições possam acessá-lo para oferecer oportunidades de trabalho sem burocracia, uma vez que os dados dos candidatos e suas experiências estarão no documento.

A iniciativa, intitulada “Acessa ABC”, quer juntar empresas e trabalhadores deficientes. Coordenadora do Instituto de Estudos e Pesquisas Amankay, Marta Gil afirma que as informações cadastradas serão repassadas ao Ministério Público do Trabalho. Ela também destaca o apoio dos sindicatos da região para realização do evento. “É muito importante que os interessados levem seus documentos, laudo médico ou cartas do INSS, no caso dos reabilitados pelo instituto. Esses dados serão repassados ao MPT de São Bernardo, que ficará encarregado de fazer os contatos com as empresas”, diz Marta Gil.

A procuradora Regional do Trabalho em São Bernardo, Sofia Vilela, ressalta que uma das missões do MPT é proporcionar a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho, inclusive, fazer com que a lei de cotas seja cumprida pelas empresas. “Não basta ter apenas espaços físicos acessíveis. As empresas precisam mudar as atitudes. Esse evento também é para chamar a atenção e a importância de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, diz Sofia Vilela.

Com as informações do cadastramento, o Ministério Público do Trabalho de São Bernardo realizará uma audiência pública em 27 de julho com as empresas e atores sociais da região do ABC, quando apresentará os resultados e a viabilidade dessa inclusão.

 

Serviço

1º Cadastramento de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do ABC

9 de Junho (Sábado): UFABC. Avenida dos Estados, 5001, Bairro Bangu, Santo André.

12 de Junho (Terça): Consórcio do Grande ABC. Avenida Ramiro Colleoni, 05, Centro, Santo André.

Horário: das 8h às 18h

 

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades

Deixe uma resposta

Veja também

Lula estreia como comentarista de futebol do Papo com Zé Trajano

Torcedor apaixonado pelo Corinthians, o ex-presidente Lula fez ontem (18) sua estreia como…