Início Santo André Paço de Santo André é tombado como patrimônio cultural municipal

Paço de Santo André é tombado como patrimônio cultural municipal

Comentários desativados em Paço de Santo André é tombado como patrimônio cultural municipal
0
3,005

O Centro Cívico de Santo André, construído nas décadas de 1960 e 1970, se tornou patrimônio cultural municipal. O local, conhecido como Paço Municipal, foi tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa). Desde 2013, o espaço já é considerado patrimônio pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Uma vez tombado como patrimônio histórico, o processo de tombamento municipal estabelece uma série de diretrizes de preservação para as partes internas e externas das edificações do conjunto do Centro Cívico, que devem manter suas características originais. Também há indicações específicas para os prédios da Câmara Municipal, do Fórum, do Teatro Municipal, bem como para o tríptico do saguão do teatro, a tapeçaria do salão nobre do edifício do Executivo, o piso de mosaico português, os jardins, o espelho d’água e a estátua de João Ramalho.

Para o vice-presidente do Comdephaapasa, Marco Moretto, o tombamento é importante pois oficializa algo que já é reconhecido pelos cidadãos como um bem cultural andreense. “O tombamento contribui para destacar um bem cultural já reconhecido pelos cidadãos e para poder difundir elementos de referência do local, como os projetos de Rino Levi, Roberto Burle Marx e Jorge Bonfim”, disse.

O Comdephaapasa considerou que a permanência do espaço na paisagem, a inserção na memória local e a relação desse conjunto com o desenvolvimento da cidade são elementos fundamentais para sua preservação.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Santo André
Fechado para comentários

Veja também

Documento comprova esquema ilegal de mensagens pelo WhatsApp

A Folha de S. Paulo obteve uma troca de e-mails confirmando que a Croc Services, uma das e…