Início Categorias Cultura Filme sobre golpe contra Dilma Rousseff lota sessões

Filme sobre golpe contra Dilma Rousseff lota sessões

0
0
1,987

Em sua primeira exibição no Brasil, o documentário “O Processo”, sobre o golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff (PT) legitimamente eleita pelo povo, lotou sala (em duas sessões) e teve mais uma extra. O documentário, exibido domingo (15) pelo Instituto Moreira Salles, em São Paulo, faz parte da programação da 23ª edição do festival É Tudo Verdade. Nos dias 17 e 18, será apresentado no Rio de Janeiro.

O filme de Maria Augusta Ramos, que já foi aclamado no Festival de Berlim, reconta a história dos 271 dias do processo do golpe de impeachment contra Dilma Rousseff, ocorrido entre 2 de dezembro de 2015 e 31 de agosto de 2016, que tirou da Presidência a primeira mulher eleita no Brasil e colocou em seu lugar aquele que viria a ser o primeiro ocupante do Palácio do Planalto denunciado oficialmente por crime de corrupção.

O filme tem estreia prevista no Brasil para 17 de maio. O documentário revela os bastidores, com conversas entre senadores da base do governo Dilma, e as estratégias políticas, não apenas para defender o seu mandato, para desmontar a farsa de uma articulação política que conservou apenas a aparência jurídica e representava a vontade política dos grupos derrotados nas urnas.

Entre os golpistas, muitos que estavam na mira da Justiça contaram com apoio das forças do grande capital e da mídia tradicional. Todos desejosos de pôr fim antecipado ao que seria um ciclo de 16 anos consecutivos de governos petistas.

São nestas conversas que aparecem, já naquele momento, as preocupações com a perseguição política a Lula e a tentativa de tirá-lo do processo eleitoral – e que culminaria com a sua recente prisão.

O filme já foi exibido em mostras internacionais de cinema, sendo escolhido pelo público como terceiro melhor documentário da Mostra Panorama, do Festival de Berlim, na Alemanha.

Crédito da foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

Veja também

Lula, Requião e a Boca Maldita: ‘Ganhamos as eleições sem perder o caráter’

Lembro-me de um causo, realizado na Boca Maldita, no centro da cidade de Curitiba, narrado…