Início Categorias Cidades Com 14 anos de atraso, Alckmin entrega linha de trem até o aeroporto de Guarulhos

Com 14 anos de atraso, Alckmin entrega linha de trem até o aeroporto de Guarulhos

Comentários desativados em Com 14 anos de atraso, Alckmin entrega linha de trem até o aeroporto de Guarulhos
0
6,866

Demorou 14 anos. Após quase uma década e meia de atrasado, a Linha 13-Jade da CPTM, que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, começou a funcionar no sábado (31) de forma experimental. Nos próximos 30 dias, a linha funcionará somente aos sábados e domingos, das 10h às 15h, gratuitamente. Esta obra havia sido prometida pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), para 2004.

Após o período de teste, o trajeto vai funcionar todos os dias no mesmo horário. Em junho começa a operação comercial, com cobrança de tarifa. O valor será o mesmo do trem metropolitano, que hoje é de R$ 4.

A Linha 13-Jade tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM.

De acordo com Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a linha será utilizada por 120 mil passageiros por dia útil. O desembarque na estação Aeroporto-Guarulhos ocorrerá no terminal 1 (companhias Azul e Passaredo), deixando os passageiros distantes da área de embarque dos terminais 2 (maioria dos voos nacionais) e 3 (companhias internacionais).

Para chegar até os outros terminais, os passageiros terão de andar por uma passarela e tomar um ônibus gratuito que será disponibilizado pela concessionária do aeroporto.

Funcionamento – A partir do terceiro mês de funcionamento (junho), a operação passará a ser realizada das 4h à meia-noite. A partir desta data, um novo serviço começará a funcionar, o Connect, com trens que sairão da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O percurso terá duração de cerca de 35 minutos, com o trem parando em todas estações para embarque e desembarque.

Cronologia do atraso – Em sua primeira gestão, no início de 2000, o governador Geraldo Alckmin havia prometido entregar a Linha 13 até 2004. Em 2007, a mesma promessa foi feita pelo então governador José Serra (PSDB). Agora, com a entrega para 2010. No entanto, em 2009, a promessa mudou para a Copa de 2014. Em 2015, Alckmin voltou com o projeto prometendo até o fim de 2017, depois alterou esta data até finalmente entregá-la agora em 2018.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades
Fechado para comentários

Veja também

TCE suspende, mais uma vez, licitação de Orlando Morando para coleta de lixo em São Bernardo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu, mais uma vez, a licitação do prefeito Orla…