Início Categorias Cidades Com 14 anos de atraso, Alckmin entrega linha de trem até o aeroporto de Guarulhos

Com 14 anos de atraso, Alckmin entrega linha de trem até o aeroporto de Guarulhos

Comentários desativados em Com 14 anos de atraso, Alckmin entrega linha de trem até o aeroporto de Guarulhos
0
8,336

Demorou 14 anos. Após quase uma década e meia de atrasado, a Linha 13-Jade da CPTM, que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, começou a funcionar no sábado (31) de forma experimental. Nos próximos 30 dias, a linha funcionará somente aos sábados e domingos, das 10h às 15h, gratuitamente. Esta obra havia sido prometida pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), para 2004.

Após o período de teste, o trajeto vai funcionar todos os dias no mesmo horário. Em junho começa a operação comercial, com cobrança de tarifa. O valor será o mesmo do trem metropolitano, que hoje é de R$ 4.

A Linha 13-Jade tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM.

De acordo com Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a linha será utilizada por 120 mil passageiros por dia útil. O desembarque na estação Aeroporto-Guarulhos ocorrerá no terminal 1 (companhias Azul e Passaredo), deixando os passageiros distantes da área de embarque dos terminais 2 (maioria dos voos nacionais) e 3 (companhias internacionais).

Para chegar até os outros terminais, os passageiros terão de andar por uma passarela e tomar um ônibus gratuito que será disponibilizado pela concessionária do aeroporto.

Funcionamento – A partir do terceiro mês de funcionamento (junho), a operação passará a ser realizada das 4h à meia-noite. A partir desta data, um novo serviço começará a funcionar, o Connect, com trens que sairão da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O percurso terá duração de cerca de 35 minutos, com o trem parando em todas estações para embarque e desembarque.

Cronologia do atraso – Em sua primeira gestão, no início de 2000, o governador Geraldo Alckmin havia prometido entregar a Linha 13 até 2004. Em 2007, a mesma promessa foi feita pelo então governador José Serra (PSDB). Agora, com a entrega para 2010. No entanto, em 2009, a promessa mudou para a Copa de 2014. Em 2015, Alckmin voltou com o projeto prometendo até o fim de 2017, depois alterou esta data até finalmente entregá-la agora em 2018.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades
Fechado para comentários

Veja também

Bolsonaro complica situação ao tentar explicar depósito na conta da mulher

A menos de um mês de sua posse, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), seus filhos e su…