Início Categorias Cidades Indústria 4.0 muda a relação com clientes e fornecedores, diz consultor

Indústria 4.0 muda a relação com clientes e fornecedores, diz consultor

Comentários desativados em Indústria 4.0 muda a relação com clientes e fornecedores, diz consultor
0
2,635

O avanço da indústria 4.0 vai muito além dos limites das fábricas. A produção conectada, o uso de inteligência artificial e a tecnologia avançada de análise de dados têm potencial para mudar não só o modo de produção, mas a relação entre grandes empresas e seus fornecedores e consumidores.

Esta é a opinião de Ronaldo Fragoso, sócio-líder da Deloitte, que participou do evento O Futuro do Consumo, promovido pela Proteste com o apoio da Uber no dia 22. Segundo ele, a produção conectada e o amplo acesso a dados dos consumidores permitirão que as companhias ofereçam customização em massa e ganhem eficiência logística.

Uma loja, por exemplo, não precisa formar tanto estoque se for capaz de identificar a preferência e a frequência com que os clientes compram determinados produtos. O trabalho também muda, com menos funções operacionais e dinâmica mais flexível. “O Brasil levou mais tempo para começar, mas está entrando na quarta revolução industrial mais rápido do que se esperava”, avalia o consultor.

Como prova, destaca dados apurados por estudo sobre o impacto da indústria 4.0 feito pela consultoria em 19 países com 1,6 mil empresas – 100 delas no Brasil. Dos entrevistados localmente, 44% acreditam que nos próximos cinco anos serão criados produtos e serviços que mudarão a estratégia de negócio. Um índice superior ao identificado globalmente, observa.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades
Fechado para comentários

Veja também

Saúde natural é tema de encontro hoje, às 19h, no Vivaldi

O Fórum Regional de Economia Solidária vai realizar hoje, às 19h, na Igreja de Vila Vivald…