Início Categorias Cidades Indústria 4.0 muda a relação com clientes e fornecedores, diz consultor

Indústria 4.0 muda a relação com clientes e fornecedores, diz consultor

Comentários desativados em Indústria 4.0 muda a relação com clientes e fornecedores, diz consultor
0
2,273

O avanço da indústria 4.0 vai muito além dos limites das fábricas. A produção conectada, o uso de inteligência artificial e a tecnologia avançada de análise de dados têm potencial para mudar não só o modo de produção, mas a relação entre grandes empresas e seus fornecedores e consumidores.

Esta é a opinião de Ronaldo Fragoso, sócio-líder da Deloitte, que participou do evento O Futuro do Consumo, promovido pela Proteste com o apoio da Uber no dia 22. Segundo ele, a produção conectada e o amplo acesso a dados dos consumidores permitirão que as companhias ofereçam customização em massa e ganhem eficiência logística.

Uma loja, por exemplo, não precisa formar tanto estoque se for capaz de identificar a preferência e a frequência com que os clientes compram determinados produtos. O trabalho também muda, com menos funções operacionais e dinâmica mais flexível. “O Brasil levou mais tempo para começar, mas está entrando na quarta revolução industrial mais rápido do que se esperava”, avalia o consultor.

Como prova, destaca dados apurados por estudo sobre o impacto da indústria 4.0 feito pela consultoria em 19 países com 1,6 mil empresas – 100 delas no Brasil. Dos entrevistados localmente, 44% acreditam que nos próximos cinco anos serão criados produtos e serviços que mudarão a estratégia de negócio. Um índice superior ao identificado globalmente, observa.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades
Fechado para comentários

Veja também

Termomecanica abre 82 vagas para jovens aprendizes na fábrica de São Bernardo

A Termomecanica abriu 82 vagas em seu programa de jovem aprendiz. Para a área de produção,…