Início Santo André Escola Livre de Teatro de Santo André entra em greve por falta de verba e atrasos de salários

Escola Livre de Teatro de Santo André entra em greve por falta de verba e atrasos de salários

Comentários desativados em Escola Livre de Teatro de Santo André entra em greve por falta de verba e atrasos de salários
0
2,274

Os profissionais da Escola Livre de Teatro de Santo André paralisaram as atividades na instituição por conta de atrasos de pagamento de salários e a interrupção do repasse de verbas para a instituição. Segundo funcionários, a Secretaria de Cultura abandonou os Projetos de Formação Cultural desenvolvidos no município.

Os trabalhadores decidiram iniciar a greve depois que a pasta emitiu comunicado informando que o modelo de contratação dos professores e desenvolvimento das aulas do curso seriam modificados a partir do segundo semestre deste ano.

A Escola Livre de Teatro de Santo André funciona há pelo menos 28 anos. Os mais de 24 membros que atuam no projeto seguem sem receber salário, totalizando uma dívida de R$ 107.310 e sem renovação de contrato.

A coordenadora pedagógica do curso, Patrícia Gifford, disse que não há aulas a partir do momento em que o projeto não é amplamente debatido entre os 230 aprendizes, corpo docente, coordenação e toda classe artística.

Patrícia destaca ainda que busca diálogo com a secretaria para manter os núcleos ativos, pois, segundo ela, são de suma importância para a cidade. “É um projeto cultural gratuito e devia ser a menina dos olhos da secretaria. Estamos trabalhando por amor à arte e à escola.”

Segundo funcionários, a administração do prefeito Paulo Serra (PSDB) precisa rever o tipo de contratação de professores, já que, na forma vigente, são descritos como prestadores de serviço, o que não protege de possíveis atrasos salariais e falta de estabilidade.

Em nota, a Prefeitura de Santo André respondeu que há várias questões envolvendo as atividades da Escola Livre de Teatro que vão desde problemas estruturais à crise financeira.  Segundo o Paço, os pagamentos de salários de professores com vencimento até janeiro foram liquidados e os vencimentos após esta data estão com pagamento a serem processados de acordo com o fluxo financeiro da Prefeitura.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Santo André
Fechado para comentários

Veja também

Lula estreia como comentarista de futebol do Papo com Zé Trajano

Torcedor apaixonado pelo Corinthians, o ex-presidente Lula fez ontem (18) sua estreia como…