Início São Bernardo do Campo Rappers da Batalha da Matrix denunciam boicote de Orlando Morando e repressão da GCM

Rappers da Batalha da Matrix denunciam boicote de Orlando Morando e repressão da GCM

Comentários desativados em Rappers da Batalha da Matrix denunciam boicote de Orlando Morando e repressão da GCM
0
1,515

Manifestantes e integrantes da Batalha da Matrix denunciam o governo do prefeito Orlando Morando (PSDB) de boicotar o tradicional evento de rap da cidade de São Bernardo. Na noite de quinta-feira (8), realizaram ato que terminou com repressão da Guarda Civil Municipal (GCM).

Diversos jovens foram até o prédio onde reside o secretário municipal de Cultura, Adalberto José Guazzelli, para contestar a decisão da Prefeitura de não liberar o Parque da Juventude, em maio, para comemorar os cinco anos de Batalha da Matrix. No fim da manifestação, a GCM atirou bombas e um jovem foi ferido na barriga.

“Desde o começo, a GCM estava procurando um motivo para atacar a gente. Primeiro, mandaram desobstruir a rua e fomos para a calçada. Depois, disseram para que parássemos de gritar e falar palavrão. É uma manifestação, como não vamos gritar? Quando organizávamos a retirada, começaram a jogar bombas nas nossas costas”, denuncia Lucas Fonseca do Vale, um dos organizadores da batalha.

De acordo com a organização da Batalha da Matrix, desde janeiro está sendo tentada a liberação do parque para a realização do evento que ocorre todos os anos. A Prefeitura afirma que será cobrada uma taxa para a ocupação do espaço, que é público. “No ofício, explicamos que levaríamos toda a estrutura técnica, só solicitamos o palco e o uso do parque. Não entendemos a negativa deles. A gente se reuniu com a Secretaria de Cultura e eles disseram que está sendo fixado um preço para uso do parque municipal e, até definir qual será o valor, todas as atividades (de organização do evento) estão suspensas”, afirma Lucas.

A chamada Batalha da Matrix é realizada toda terça-feira, às 19h, na Praça da Igreja Matriz, no Centro de São Bernardo, desde 2013. A batalha – nome dado à disputa de rimas improvisadas entre os MCs – é uma das mais importantes da cena hip hop do Estado de São Paulo.

Crédito das fotos: Cadu (Jornalista Livre)

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em São Bernardo do Campo
Fechado para comentários

Veja também

Lula: ‘Parece que não bastou me prender. Querem me calar’

Em artigo publicado na Folha de S.Paulo, o ex-presidente critica decisão da juíza de não p…