Início São Caetano do Sul Prefeitura altera cálculo de taxa do lixo e valores sobem até 272% em São Caetano

Prefeitura altera cálculo de taxa do lixo e valores sobem até 272% em São Caetano

Comentários desativados em Prefeitura altera cálculo de taxa do lixo e valores sobem até 272% em São Caetano
0
2,690

Os moradores de São Caetano do Sul estão inconformados com o novo modelo de cobrança da taxa do lixo. Neste ano, a Prefeitura transferiu esse serviço de cobrança para o Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa), o que elevou a cobrança do tributo em até 272% na cidade. Antes, a taxa fazia parte do carnê de IPTU e podia ser parcelada.

A dona de casa Marlene mora com o marido em uma casa de 280 metros quadrados. No ano passado, ela pagou R$ 1.230 de taxa de lixo. Com o novo cálculo, terá de desembolsar neste ano R$ 2.931.

A Prefeitura explicou que o novo cálculo foi baseado na metragem do imóvel. Um estudo foi encomendado à Fipe para calcular essa nova taxa. A administração municipal informou que, em cerca de 60 mil casos, o valor da taxa caiu, mas em 35 mil residências houve aumento de até 272%.

Os moradores de São Caetano do Sul fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade no último dia 15. Sete mil pessoas já aderiram a um abaixo-assinado que deve ser protocolado no Ministério Público. Em nota, a Prefeitura de São Caetano informa que está recebendo as reclamações e vai analisar caso a caso.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em São Caetano do Sul
Fechado para comentários

Veja também

Comissão especial retoma nesta quarta votação do projeto Escola sem Partido

No fim da tarde de ontem (20), foi suspensa a reunião da comissão especial da Câmara dos D…