Início São Caetano do Sul Prefeitura altera cálculo de taxa do lixo e valores sobem até 272% em São Caetano

Prefeitura altera cálculo de taxa do lixo e valores sobem até 272% em São Caetano

Comentários desativados em Prefeitura altera cálculo de taxa do lixo e valores sobem até 272% em São Caetano
0
2,499

Os moradores de São Caetano do Sul estão inconformados com o novo modelo de cobrança da taxa do lixo. Neste ano, a Prefeitura transferiu esse serviço de cobrança para o Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental (Saesa), o que elevou a cobrança do tributo em até 272% na cidade. Antes, a taxa fazia parte do carnê de IPTU e podia ser parcelada.

A dona de casa Marlene mora com o marido em uma casa de 280 metros quadrados. No ano passado, ela pagou R$ 1.230 de taxa de lixo. Com o novo cálculo, terá de desembolsar neste ano R$ 2.931.

A Prefeitura explicou que o novo cálculo foi baseado na metragem do imóvel. Um estudo foi encomendado à Fipe para calcular essa nova taxa. A administração municipal informou que, em cerca de 60 mil casos, o valor da taxa caiu, mas em 35 mil residências houve aumento de até 272%.

Os moradores de São Caetano do Sul fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade no último dia 15. Sete mil pessoas já aderiram a um abaixo-assinado que deve ser protocolado no Ministério Público. Em nota, a Prefeitura de São Caetano informa que está recebendo as reclamações e vai analisar caso a caso.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em São Caetano do Sul
Fechado para comentários

Veja também

Atividades físicas melhoram condição de criança autista

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano…