Início Santo André Mobilização popular derrubou aumento do IPTU, diz presidente do PT de Santo André

Mobilização popular derrubou aumento do IPTU, diz presidente do PT de Santo André

Comentários desativados em Mobilização popular derrubou aumento do IPTU, diz presidente do PT de Santo André
0
2,496

O presidente do Partido dos Trabalhadores de Santo André, José Paulo Nogueira, comemorou, na quarta-feira (20), a suspensão do aumento do IPTU 2018. Segundo o petista, a mobilização popular foi responsável por derrubar o reajuste do imposto na cidade.

“A população rejeitou porque era algo inaceitável. Na verdade, o prefeito acabou criando uma tremenda confusão aumentando o IPTU de acordo com a atualização da Planta Genérica de Valores. O Partido dos Trabalhadores, junto com a sua bancada na Câmara Municipal, fez a sua parte denunciando esse abuso”, destacou.

Na terça-feira (30), o prefeito Paulo Serra (PSDB) recuou do aumento do imposto. Ele disse que a decisão foi tomada após ter percorrido a cidade e identificado a insatisfação dos moradores. Com isso, o governo distribuirá 222,6 mil novos carnês com cálculos refeitos e datas de vencimento para o fim de março. Os valores serão os mesmos cobrados em relação ao IPTU de 2017, com acréscimo apenas da reposição inflacionária.

Para empresas e munícipes que efetuaram o pagamento da primeira parcela ou do valor total do imposto serão gerados créditos tributários na Prefeitura ou o contribuinte terá, ainda, a opção de sacar a quantia em dinheiro.

Na semana passada, a Justiça de São Paulo negou uma liminar protocolada pelo Partido dos Trabalhadores para suspender de imediato o reajuste do IPTU. O partido chegou a anunciar que iria recorrer da decisão em todas as instâncias judiciais. “O prefeito voltou atrás com a decisão porque não aguentou a pressão dos moradores que, inclusive, realizaram protesto pela cidade. Agora ele vem pousando de bonzinho, dizendo que suspendeu o IPTU após ter dialogado com a população e isso não é verdade. Por que será que ele não debateu o reajuste do IPTU com os moradores antes de ter enviado carnês com valores absurdos para a população?”, questionou José Paulo.

O presidente do PT de Santo André reiterou que a bancada de oposição na Câmara não descansará até que o projeto seja cancelado por definitivo. “Vale destacar que ele apenas suspendeu o aumento. Por isso, a luta continua.”

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Santo André
Fechado para comentários

Veja também

TCE suspende, mais uma vez, licitação de Orlando Morando para coleta de lixo em São Bernardo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu, mais uma vez, a licitação do prefeito Orla…