Início Santo André Mobilização popular derrubou aumento do IPTU, diz presidente do PT de Santo André

Mobilização popular derrubou aumento do IPTU, diz presidente do PT de Santo André

0
0
2,242

O presidente do Partido dos Trabalhadores de Santo André, José Paulo Nogueira, comemorou, na quarta-feira (20), a suspensão do aumento do IPTU 2018. Segundo o petista, a mobilização popular foi responsável por derrubar o reajuste do imposto na cidade.

“A população rejeitou porque era algo inaceitável. Na verdade, o prefeito acabou criando uma tremenda confusão aumentando o IPTU de acordo com a atualização da Planta Genérica de Valores. O Partido dos Trabalhadores, junto com a sua bancada na Câmara Municipal, fez a sua parte denunciando esse abuso”, destacou.

Na terça-feira (30), o prefeito Paulo Serra (PSDB) recuou do aumento do imposto. Ele disse que a decisão foi tomada após ter percorrido a cidade e identificado a insatisfação dos moradores. Com isso, o governo distribuirá 222,6 mil novos carnês com cálculos refeitos e datas de vencimento para o fim de março. Os valores serão os mesmos cobrados em relação ao IPTU de 2017, com acréscimo apenas da reposição inflacionária.

Para empresas e munícipes que efetuaram o pagamento da primeira parcela ou do valor total do imposto serão gerados créditos tributários na Prefeitura ou o contribuinte terá, ainda, a opção de sacar a quantia em dinheiro.

Na semana passada, a Justiça de São Paulo negou uma liminar protocolada pelo Partido dos Trabalhadores para suspender de imediato o reajuste do IPTU. O partido chegou a anunciar que iria recorrer da decisão em todas as instâncias judiciais. “O prefeito voltou atrás com a decisão porque não aguentou a pressão dos moradores que, inclusive, realizaram protesto pela cidade. Agora ele vem pousando de bonzinho, dizendo que suspendeu o IPTU após ter dialogado com a população e isso não é verdade. Por que será que ele não debateu o reajuste do IPTU com os moradores antes de ter enviado carnês com valores absurdos para a população?”, questionou José Paulo.

O presidente do PT de Santo André reiterou que a bancada de oposição na Câmara não descansará até que o projeto seja cancelado por definitivo. “Vale destacar que ele apenas suspendeu o aumento. Por isso, a luta continua.”

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Santo André

Deixe uma resposta

Veja também

Santo André oferece 1.400 vagas em 14 cursos técnicos gratuitos a distância

A Prefeitura de Santo André abriu 1.400 vagas para 14 cursos de Ensino a Distância (EAD) d…