Início Categorias Cidades Gratuidade de transporte para estudante e idoso pode estar com dias contados

Gratuidade de transporte para estudante e idoso pode estar com dias contados

0
0
2,334

Todo começo de ano, a população do Grande ABC e de São Paulo tem de lidar com aumento de tarifas do transporte público. Agora, até mesmo estudantes e idosos, que hoje têm assegurado o passe livre, podem perder esse benefício. Isso porque as cidades da região farão, até o início de fevereiro, revisão da concessão desta gratuidade para estes usuários.

De acordo com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, essa decisão será feita de forma individualizada por município, diferentemente da decisão sobre o aumento das tarifas que será em conjunto. A alegação para o fim da gratuidade, segundo o Consórcio, é o desequilíbrio econômico do sistema, já que em determinadas cidades chega a contemplar cerca de 40% dos usuários de ônibus.

Outra alegação é que, como tem crescido o número de atendidos com o benefício da gratuidade entre estudantes e idosos nos últimos anos, o sistema de transporte municipal de ônibus beira a um colapso.

Segundo o Grupo de Trabalho sobre Mobilidade Urbana da entidade, a implementação de regras mais rígidas para a concessão de gratuidades pode significar revisão do preço da tarifa cobrada atualmente do transporte da região.

Crédito da foto: Adamo Bazani

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades

Deixe uma resposta

Veja também

PT de Santo André entra com ação na Justiça contra aumento de IPTU 2018

O Partido dos Trabalhadores de Santo André entrou, no domingo (21) à noite, com ação na Ju…