Início Santo André Paranapiacaba é opção de passeio durante as férias de janeiro

Paranapiacaba é opção de passeio durante as férias de janeiro

Comentários desativados em Paranapiacaba é opção de passeio durante as férias de janeiro
0
4,196

Uma boa opção de passeio no Grande ABC, neste mês de férias, é visitar Paranapiacaba. A vila ferroviária de Santo André é considerada patrimônio histórico nacional e conta com série de museus que resgatam a história do local, além abrigar diversas trilhas em meio à Mata Atlântica, entre outras atividades.

Uma boa opção de lazer no local é o Museu Castelo, localizado no Caminho do Mens, s/n. O local abriga acervo que resgata a história do museu e da ferrovia. Os ingressos custam R$ 3, com visita guiada.

Há também o Circuito Museológico da vila, que conta com o museu Funicular, acessado por passarela a R$ 5 o ingresso. O Centro de Referência em Arquitetura e Urbanismo chama atenção dos turistas por reunir exposição permanente sobre a formação urbana e arquitetônica da Vila Martin Smith. A entrada, gratuita, é realizada pela Rua Campos Sales, s/n.

Outra opção de passeio são as trilhas do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, em meio à Mata Atlântica. No local, encontram-se exemplares de cedros, bromélias e orquídeas, além da fauna silvestre, com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros.

Outra atração são as nascentes do Rio Grande, principal formador da Represa Billings, que dão nome à unidade de conservação. As trilhas só podem ser feitas com o acompanhamento de monitores credenciados pela Prefeitura de Santo André. O atendimento é feito pelo Centro de Informações Turísticas, no Largo dos Padeiros, s/n.

Para chegar à vila de carro, o visitante deve seguir pela Via Anchieta até o km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (Estrada Velha de Santos), seguir até o km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31), seguindo na via até o km 45,5. Feito isso, o motorista deve pegar a SP 122 e seguir até Paranapiacaba. Também é possível chegar de ônibus, que sai do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires).

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Santo André
Fechado para comentários

Veja também

Travesti é assassinada a facadas sob os gritos de ‘Bolsonaro vai matar viado’

A população LGBTI+ do ABC acordou na segunda-feira (22) com a notícia de um assassinato br…