Início Categorias Geral Anvisa aprova agrotóxico nocivo à saúde

Anvisa aprova agrotóxico nocivo à saúde

0
0
247

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida alerta a população para os riscos à saúde em decorrência da aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de um perigoso agrotóxico. Sem alarde nem discussão, foi publicado pelo Diário Oficial na segunda-feira (6) a liberação do Benzoato de Emamectina, um agroquímico extremamente tóxico para a saúde humana que já teve já o registro negado em 2010 por, entre outros fatores, conter elevada neurotoxidade (que ocasiona graves danos ao sistema nervoso) e suspeitas de ser responsável por malformações.

A campanha reúne movimentos sociais, escolas, universidades, institutos de pesquisa, sindicatos, entidades de classe e ONGs. Em nota, a campanha questiona: se a Anvisa já havia negado em 2010 o registro, liberá-lo significa que o corpo humano evoluiu e adquiriu resistência ao veneno?

A nota questiona por que, desta vez, ao contrário de outras consultas públicas, não houve a devida divulgação por parte da Anvisa? E publica trecho do Parecer Pelo Indeferimento do Benzoato de Emamectina, da própria Anvisa em 2010 (e que subitamente sumiu do site da Anvisa). Acesse esse documento clicando aqui.

Os efeitos neurotóxicos são tão marcantes e severos que as respostas de curto e longo prazo se confundem, isto é, efeitos tipicamente agudos são observados nos ensaios de longo prazo, e vice-versa. O produto revelou neurotoxicidade para todas as espécies e em doses tão baixas quanto, por exemplo, 0,1 mg/kg em camundongos e 0,5mg/kg em cães, mesmo em estudos onde este efeito não estava sendo investigado.

Incertezas no que diz respeito aos possíveis efeitos teratogênicos, e certezas dos efeitos deletérios demonstrados nos estudos com animais corroboram de forma decisiva para que não se exponha a população a este produto, seja nas lavouras, ou pelo consumo de alimentos.

Com informações de Contra os Agrotóxicos e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

 

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

Veja também

Natal solidário: compre presentes produzidos por seu vizinho

A um pouco mais de um mês do Natal, muita gente deve estar pensando no que dar para filhos…