Início Categorias Cidades EMEB de São Bernardo é finalista de concurso para o 8º Fórum Mundial da Água

EMEB de São Bernardo é finalista de concurso para o 8º Fórum Mundial da Água

Comentários desativados em EMEB de São Bernardo é finalista de concurso para o 8º Fórum Mundial da Água
0
5,644

O projeto “Em busca de uma escola sustentável”, desenvolvido desde 2013 pela Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Annita Magrini Guedes, no bairro Baeta Neves, é um dos finalistas de um chamamento público organizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) para apresentar boas práticas e experiências em água e saneamento a ser apresentado no 8º Fórum Mundial da Água, que será de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília.

O resultado do concurso será divulgado entre os dias 5 e 6 de dezembro na capital federal. O concurso contou com a participação de 608 instituições, divididas em nove categorias. O projeto da EMEB Annita Magrini Guedes é o único representante do Estado de São Paulo na categoria Educação.

A iniciativa da escola, que envolve os cerca de 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e suas famílias, promove a interação entre conteúdos pedagógicos ensinados em sala de aula com a prática em um espaço externo que conta com horta, viveiro de mudas, compostagem, cisterna, aquaponário, lago de carpas, meliponário, pomar, captação de óleo de cozinha e unidade de separação e destinação de resíduos sólidos, entre outros.

Na horta, por exemplo, realizam cultivo de hortaliças, temperos e ervas, sendo cada professora e turma responsáveis pelo seu canteiro. Há viveiros nos quais os alunos são incentivados a produzir mudas a partir de sementes coletadas na própria escola. O espaço também conta com composteiras artesanais, que produzem adubos a partir de folhas das árvores e cascas de alimentos coletados da alimentação escolar.

A escola recebeu diversos prêmios como 1º lugar no Prêmio de Sustentabilidade Ambiental – Uso Racional da Água, em São Bernardo, em 2015. Em 2017, ganhou a medalha do mérito ambiental pela Câmara Municipal e o projeto foi homologado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Portal Educares.

Crédito da Foto: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades
Fechado para comentários

Veja também

TCE suspende, mais uma vez, licitação de Orlando Morando para coleta de lixo em São Bernardo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu, mais uma vez, a licitação do prefeito Orla…