Início Categorias Cidades EMEB de São Bernardo é finalista de concurso para o 8º Fórum Mundial da Água

EMEB de São Bernardo é finalista de concurso para o 8º Fórum Mundial da Água

0
0
1,365

O projeto “Em busca de uma escola sustentável”, desenvolvido desde 2013 pela Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Annita Magrini Guedes, no bairro Baeta Neves, é um dos finalistas de um chamamento público organizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) para apresentar boas práticas e experiências em água e saneamento a ser apresentado no 8º Fórum Mundial da Água, que será de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília.

O resultado do concurso será divulgado entre os dias 5 e 6 de dezembro na capital federal. O concurso contou com a participação de 608 instituições, divididas em nove categorias. O projeto da EMEB Annita Magrini Guedes é o único representante do Estado de São Paulo na categoria Educação.

A iniciativa da escola, que envolve os cerca de 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e suas famílias, promove a interação entre conteúdos pedagógicos ensinados em sala de aula com a prática em um espaço externo que conta com horta, viveiro de mudas, compostagem, cisterna, aquaponário, lago de carpas, meliponário, pomar, captação de óleo de cozinha e unidade de separação e destinação de resíduos sólidos, entre outros.

Na horta, por exemplo, realizam cultivo de hortaliças, temperos e ervas, sendo cada professora e turma responsáveis pelo seu canteiro. Há viveiros nos quais os alunos são incentivados a produzir mudas a partir de sementes coletadas na própria escola. O espaço também conta com composteiras artesanais, que produzem adubos a partir de folhas das árvores e cascas de alimentos coletados da alimentação escolar.

A escola recebeu diversos prêmios como 1º lugar no Prêmio de Sustentabilidade Ambiental – Uso Racional da Água, em São Bernardo, em 2015. Em 2017, ganhou a medalha do mérito ambiental pela Câmara Municipal e o projeto foi homologado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Portal Educares.

Crédito da Foto: Prefeitura de São Bernardo do Campo

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades

Deixe uma resposta

Veja também

Natal solidário: compre presentes produzidos por seu vizinho

A um pouco mais de um mês do Natal, muita gente deve estar pensando no que dar para filhos…