Início Categorias Cidades Morador do ABC deve ficar em alerta para evitar casos de febre amarela

Morador do ABC deve ficar em alerta para evitar casos de febre amarela

Comentários desativados em Morador do ABC deve ficar em alerta para evitar casos de febre amarela
2
77,849

Devido a sua proximidade com São Paulo e pessoas da região que trabalham e circulam pela capital, moradores do ABC devem ficar atentos para evitar o contágio por febre amarela. Após a confirmação pelo governo do Estado da morte de mais quatro macacos no parque do Horto Florestal, a Prefeitura de São Paulo pretende vacinar 2,5 milhões de pessoas contra o vírus da febre amarela. A imunização será realizada na zona norte da capital, onde fica parque. Um animal já havia sido diagnosticado com o tipo silvestre da doença no último dia 20, fato que levou as autoridades a fecharem o local.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. Os primeiros sintomas são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Depois que os casos foram noticiados, houve aumento da procura dos moradores da região por vacina. A imunização nos postos de saúde foi iniciada no sábado (21), quando começou a receber a dose a população do entorno do parque.

Para quem se dispuser a pagar, a dose única da vacina está disponível na rede privada, com o preço médio de R$ 162.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, serão vacinadas 500 mil pessoas dos primeiros 500 metros ao redor do local e, em seguida, ampliado esse perímetro até completar toda a região norte, o que representa 2,5 milhões de pessoas.

A Secretaria Estadual de Saúde informa que a sua meta é vacinar um milhão de pessoas. Não houve informação sobre a realização de uma terceira fase da imunização.

De acordo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, as mortes de macacos por febre amarela em São Paulo indicam que um novo ciclo da doença está por vir. O governo federal vai enviar mais de 1,5 milhão de doses da vacina para a cidade de São Paulo.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades
Fechado para comentários

Veja também

Paralisação dos caminhoneiros é legítima. Entenda porquê

Tem ao menos seis anos que colaboro com um jornal de caminhoneiros e não me arrisquei a fa…