Início Categorias Cidades Morador do ABC deve ficar em alerta para evitar casos de febre amarela

Morador do ABC deve ficar em alerta para evitar casos de febre amarela

0
1
36,092

Devido a sua proximidade com São Paulo e pessoas da região que trabalham e circulam pela capital, moradores do ABC devem ficar atentos para evitar o contágio por febre amarela. Após a confirmação pelo governo do Estado da morte de mais quatro macacos no parque do Horto Florestal, a Prefeitura de São Paulo pretende vacinar 2,5 milhões de pessoas contra o vírus da febre amarela. A imunização será realizada na zona norte da capital, onde fica parque. Um animal já havia sido diagnosticado com o tipo silvestre da doença no último dia 20, fato que levou as autoridades a fecharem o local.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. Os primeiros sintomas são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Depois que os casos foram noticiados, houve aumento da procura dos moradores da região por vacina. A imunização nos postos de saúde foi iniciada no sábado (21), quando começou a receber a dose a população do entorno do parque.

Para quem se dispuser a pagar, a dose única da vacina está disponível na rede privada, com o preço médio de R$ 162.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, serão vacinadas 500 mil pessoas dos primeiros 500 metros ao redor do local e, em seguida, ampliado esse perímetro até completar toda a região norte, o que representa 2,5 milhões de pessoas.

A Secretaria Estadual de Saúde informa que a sua meta é vacinar um milhão de pessoas. Não houve informação sobre a realização de uma terceira fase da imunização.

De acordo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, as mortes de macacos por febre amarela em São Paulo indicam que um novo ciclo da doença está por vir. O governo federal vai enviar mais de 1,5 milhão de doses da vacina para a cidade de São Paulo.

Carregar artigos semelhantes
Carregar mais em Cidades

Deixe uma resposta

Veja também

Natal solidário: compre presentes produzidos por seu vizinho

A um pouco mais de um mês do Natal, muita gente deve estar pensando no que dar para filhos…