Home Geral Santo André promove campanha de prevenção ao câncer de mama

Santo André promove campanha de prevenção ao câncer de mama

73,086

A cidade de Santo André promove neste mês a tradicional campanha de prevenção ao câncer de mama. Ao longo de outubro, serão realizadas diversas atividades nos equipamentos públicos de saúde, cultura e esportes. O calçadão da Oliveira Lima, o espelho d’água no Paço Municipal, o Hospital da Mulher e a Casa do Olhar, por exemplo, foram iluminados na cor tema da campanha.

Desde a década de 1990, o Outubro Rosa promove ações de orientação, visibilidade e maior acesso ao diagnóstico da doença. O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 30% de casos novos a cada ano. A doença também atinge homens, porém, é raro, representando apenas 1% do total de casos.

A ginecologista do Centro de Saúde de Santo André, Rita de Cássica Jaimez, destaca que, mesmo que a paciente não tenha histórico da doença na família, ela deve fazer o exame de mamografia a partir dos 35 anos. As mulheres abaixo dessa idade devem realizar mensalmente o autoexame após a menstruação.

“Na frente do espelho, ela deve levar a mão até a nuca e com a outra apalpar a mama procurando caroço, alterações no mamilo ou pele com aspecto de casca de laranja. Ela deve fazer isso nas duas mamas e, se encontrar algo, procurar imediatamente o ginecologista”, explica a médica.

Homens também podem desenvolver a doença, mas por a glândula mamária masculina ser geralmente atrofiada, com baixa produção de estrogênio, são caso mais raros. No entanto, eles também podem realizar o autoexame e procurar um mastologista caso notem alguma anomalia.

As unidades de saúde estão promovendo coleta de exames, palestras e procedimentos estéticos como forma de conscientização para aproximar estas ações das mulheres.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santo André também realizará internamente, entre os dias 17 e 19, o evento “Sou mulher, sou Samu”, com uma série de capacitações, depoimentos de quem superou a doença e cuidados com a pele e cabelo.

O Núcleo de Inovação Social, em parceria com a Secretaria de Cultura, apresenta a Exposição “Mulheres no Espelho” na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, localizada na Rua Campos Sales, 414. A mostra expõe fotografias de mulheres andreenses atendidas pela ONG Viva Melhor. Os visitantes poderão apreciar o trabalho do dia 3 a 21, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h.

O núcleo promoverá também, em parceria com a ONG Viva Melhor, uma caminhada no dia 29, com concentração no espelho d’água do Paço Municipal, a partir das 7h30, com saída às 8h30 em direção ao Parque Celso Daniel, na Avenida Dom Pedro II, 940, Bairro Jardim.

A Secretaria de Esporte e Prática Esportiva preparou aulas especiais para os cursos de ginástica adulto ministrados nos CESAs e parques da cidade. O Parque Celso Daniel também receberá, no dia 21, às 9h, aula de dança.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Geral
Comentários estão bloqueados.

Verifique também

Projeto Meninos e Meninas de Rua promove dia de lazer neste sábado (19) em SBC

No ritmo de férias, o Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR), de São Bernardo do Campo, p…